30 setembro, 2006

 

Europrostíbulo



"A reportagem do jornal espanhol “El Mundo” que aponta a cidade de Natal como “a nova meca do turismo sexual europeu” está correndo o mundo nas asas da Internet. Ricardo Careca Lemos, que estava no interior do Pará, no meio da selva, foi acordado por um companheiro que presta serviços para uma importante mineradora que contratou também as idéias de Careca para projetos na área de arquitetura. O cara tinha acabado de ver na Internet as “delícias” de Natal. E lá estava, inteiro, o texto do jornal de Madrid que, por sua vez, era citado por um caçuá de blogues e aparecia em sítios escritos - com todo o respeito e sem querer fazer trocadilho vulgar - em todas as línguas. Ponta Negra está brilhando nessa triste geografia. Ali se cruzam todas as máfias, algumas delas com a participação até da Polícia como denuncia a reportagem. O assunto foi tocado ontem por uma das colunas mais importantes da imprensa brasileira, a de Anselmo Gois, de O Globo, e distribuida para vários jornais do país. É a nota de abertura: “O jornal espanhol El Mundo publica uma reportagem sobre o turismo sexual em Natal. O repórter chama a cidade de “europrostíbulo” e conta casos de espanhóis que são achacados. O golpe mais comum é a menina anunciar que é menor quando o programa está no fim, triplicando o preço com a ameaça de chamar a polícia”.O Rio Grande do Norte aparece na reportagem do jornal espanhol como o estado mais pobre do Brasil: “Natal, uma cidade do estado do Rio Grande do Norte, o mais pobre do Brasil. Esta cidade, de 800 mil habitantes, se transformou na nova Meca brasileira do turismo sexual. A praia de Ponta Negra, hoje em dia, é o ‘europrostíbulo’ mais seleto da América do Sul”.A reportagem de El Mundo teve o efeito de um chute, com todo o respeito, nos testículos dos dirigentes dos organismos oficiais do turismo local."
in Tribuna do Norte (28/09/2006)

È com algumas tristeza que leio estas notícias sobre a cidade que me adoptou. No entanto, o texto do jornal espanhol imprime um tom algo exagerado à notícia, embora a situação do turismo sexual no estado seja cada vez mais procupante. O fenómeno já dá origem a uma espécie de indústria organizada, como podem testemunhar através do site abaixo mencionado. Uma nova Tailândia em vista?

http://www.garotanacional.com.br/

 

Anti-anorexia


"O governo espanhol e os principais fabricantes de roupa de Espanha estão a negociar um acordo que unificará os tamanhos da roup a e promoverá uma imagem física mais saudável, longe da magreza extrema

Fonte do Ministério da Saúde espanhol revelou que o acordo, que deverá ser assinado no início do próximo ano, conta com a participação de marcas como a Zara, o El Corte Inglês, a Mango, o Corterfiel e a Associação de Criadores de Moda de Espanha.
Promovido pelo Ministério da Saúde espanhol, o acordo insere-se num pacote de medidas que Espanha quer aprovar para combater a anorexia e outros problemas alimentares que continuam a aumentar entre as jovens.
Uma das medidas mais polémicas foi aplicada na Passarela Cibeles deste mês quando, mediante um acordo com os organizadores, foram proibidas de desfilar modelos com uma massa corporal que não fosse considerada «saudável»."

in Sol (30/09/2006)

Será o triunfo das roliças? Como homem sempre gostei do ser feminino mais encorpado... E para que se acabe de vez com estereótipo de beleza irreal, que tem vitimado várias adolescentes nos últimos anos.

 

A boa candidata


Gostaria de vos apresentar uma das candidatas ao Governo da Califórnia, cujas eleições estão marcadas para o próximo dia 7 de Novembro. Trata-se de Mary Carey, uma emergente porno-star que pretende destronar Arnold Schawarzenegger do seu cargo. Ela já se tinha candidatado anteriormente, ao cargo supremo do Estado mais liberal dos EUA em 2003 e ficou colocada em 10º lugar na escolha dos eleitores. Desta feita, tudo indica que terá uma candidatura mais consolidada e apresenta a Educação como um dos principais vectores da sua candidatura. Resta-nos saber qual o tipo Educação a que esta honrada senhora se refere...De qualquer modo, adivinha-se um escaldante embate eleitoral por aquelas bandas. E Schawarzenegger que se cuide, porque parece que a moçoila tem muitos trunfos para o derrubar da cadeira do poder. Nem que seja à lei da bala...de silicone! :)

26 setembro, 2006

 

Futebol de Leste


Sempre tive uma simpatia especial pelas equipas do Leste europeu. Lembro-me que desde criança, torcia para que calhassem estas equipas ao meu Sporting por ocasião dos sorteios da UEFA. No final da década de 80, clubes como Steaua de Bucareste, Dínamo de Kiev, Torpedo de Moscovo, Ferecvaros, CSKA Sofia ou Estrela Vermelha de Belgrado povoavam o meu imaginário futebolístico. Os jogos ainda disputados além da Cortina de Ferro, campos cobertos de neve, jogadores com nome impronunciáveis e estádios com um ambiente infernal fazem ainda parte das minhas memórias púberes.

O declínio destes clubes sucedeu após a queda do Muro de Berlim. Consequentemente as regras do mercado aberto invadiram o mundo do futebol e, grande parte dos astros do futebol do leste passaram a actuar na Europa Ocidental.

Amanhã, o Sporting desloca-se à mítica cidade de Moscovo para disputar a segunda jornada da Liga dos campeões, frente ao Spartak. O futebol russo vive tempos de mudança e creio que a médio prazo terão um dos campeonatos mais competitivos do mundo, graças à boa saúde financeira dos seus obscuros dirigentes.

Esta partida servirá para revisitar o meu imaginário, embora a situação a do Leste europeu se tenha modificado profundamente. Estou confiante numa vitória leonina, mas depois do balde de água fria imposto pelo CSKA de Moscovo em 2005, já não digo nada... Pensando melhor, talvez um empate não seja assim tão mau!

25 setembro, 2006

 
Kid Abelha - Pintura Intima (ao vivo)

23 setembro, 2006

 

O Brasil eleitoral visto por um estrangeiro

Esta foi mais uma semana agitada no Brasil político. A história já se conhece. Vários colaboradores próximos ao presidente Lula da Silva foram detidos, na posse de elevada quantia em dinheiro vivo para aquisição de provas incriminatórias contra adversários políticos. O principal alvo seria José Serra, candidato pelo PSDB ao governo do Estado de São Paulo, alegando o suposto envolvimento do político tucano na aquisição de ambulâncias de forma irregular ainda durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Mais uma vez, Lula não sabe nem viu nada, exigindo apenas como lhe cumpre, uma rigorosa investigação do caso e punição dos responsáveis pelas ilegalidades. Tudo isto me leva a pensar que Lula é um completo idiota que não sabe escolher os seus parceiros, ou então, pretende escamotear uma vez mais uma situação duvidosa do seu Governo. E desta feita, custa-me seriamente a acreditar na sua inocência, visto que um dos detidos era seu assessor directo, pago com dinheiro do Estado e cujo gabinete no Palácio do Planalto é bem próximo ao do presidente. Resta-nos aguardar o desenlace deste Watergate dos trópicos...

Mais anecreditável ainda é, verificar que todos estes sucessivos escândalos políticos em nada abalam a popularidade do presidente Lula junto do eleitorado. As sondagens desta semana revelam-se uma vez mais, largamente favoráveis ao candidato do PT.
Pessoalmente, já não tenho esperanças que Geraldo Alckmin consiga contrariar a presente tendência de voto e, duvido mesmo que obrigue Lula a disputar uma segunda volta eleitoral. È visível apenas, uma ligeira subida percentual de Alckmin junto das classes com maior nível de escolaridade e índices de rendimento mais elevado. No entanto, não podemos esquecer que a grande massa eleitoral do Brasil é constituída por pessoas que vivem no limiar da pobreza, com pouca instrução e sem qualquer tipo de espírito crítico. No seu imaginário, Lula da Silva nunca deixará de ser o seu digno representante no Poder e temem perder as pequenas regalias obtidas durante o seu mandato. A existência do mensalão, máfia das sanguessugas ou ambulâncias, dossier Serra, CPIs ou até mesmo a corrupção estadual e municipal, pouco significam para estes estratos populacionais. Entendm-nas como as negociatas dos poderosos que aceitam com passividade desde que lhes sobrem algumas esmolas no final do mês.

Como estreangeiro residente no Nordeste do Brasil, assisto diariamente a situações de pobreza que me indignam. O fosso entre ricos e pobres nesta região, ainda é mais evidente e mesmo eu, acabo por me inserir numa classe social previligiada. Possuir uma casa própria, ter acesso a uma saúde condigna e praticar uma alimentação com valor nutritivo, são ainda sonhos para uma larga fatia da população local. Esta terra proporcionou-me uma das maiores lições de vida, aprendendo a ser feliz com o que tenho e respeitando mais o próximo. Consegui libertar-me de alguns vícios pequeno-burgueses da Europa, preenchi alguns vazios da minha existência e ainda me comovo com a alegria de um povo que é feliz com tão pouco.

Não adianta falar de desenvolvimento no Brasil, esquecendo a base primordial que é a Educação. Infelizmente, o ensino público brasileiro é precário e o acesso aos colégios particulares é apenas acessível a uma minoria, tornando-se desta forma a ascensão social uma tarefa quase imposível. As actuais elites, são os filhos das elites de outrora e, tudo indica que esta situação se perpetuará por mais umas décadas. A educação verdadeira mente democrática é o grande desafio do Brasil contemporâneo. E quando falo em Educação, não me refiro apenas a escolaridade, já que também existem graves lacunas de formação cívica e social. È urgente, uma reformulação das políticas de natalidade e educação sexual do país. Não é admissível, nesta época que vivemos, existirem famílias de baixos recuros com cinco ou seis filhos para sustentar e um elevado índice de gravidez na adolescência. Também são necessários esforços mais eficazes, para apoiar as famílias mais carentes que desistimulem o andono escolar. Só desta forma será possível acabar com o espírito de subsídio-dependência, estimular a livre iniciativa e dotar o país com melhores recursos humanos.
O desenvolvimento económico do Brasil, tem que caminhar a par e passo com a Educação senão corre-se o risco de se criarem maiores disparidades sociais, criando fenómenos de exclusão que, a breve trecho se transformam em criminalidade.

Creio que me dispersei um pouco nas minhas considerações sobre oBrasil, ou pelo menos, da realidade que me é mais próxima. Apesar de tudo, creio que desta forma será mais fácil para vocês que estão na Europa, poderem compreender a base social que irá reeleger Lula da Silva para mais um mandato presidencial. No fundo, até poderemos coinsiderar este fenómeno desculpável. Nem todos tiveram a sorte de ter uma formação universitária como nós, de viver em casas confortáveis, de ter empregadas domésticas e ter comida na mesa todos os dias.
De qualquer modo, obrigado Brasil! Fizeste-me crescer e ver a vida com outros olhos. Um país que se estranha e que mais se entranha, apesar de todas as dificuldades.

22 setembro, 2006

 

Eu quero ser um agente secreto!

"O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público não pode deixar de ficar surpreendido negativamente com a diferença de tratamento dada pelo Governo aos serviços de informação de segurança e aos serviços de investigação de combate à criminalidade, como é o caso da Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária, em relação aos quais preside a sempre invocada contenção orçamental”, lê-se num comunicado da associação sindical. Ouvido pelo CM, António Cluny, presidente do SMMP, referiu que o sindicato quis apenas mostrar que está “atento” e disponível para “dialogar com o Governo” sobre esta questão. “Não partimos de posições fechadas, vamos ter que discutir isto em conjunto”, disse o procurador, acrescentando: “Não pode haver realidades diferenciadas.”
DESPESAS EM SEGREDO - A proposta de revisão da lei orgânica do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), discutida na passada sexta-feira no Parlamento, prevê, entre outras coisas, casa mobilada para o secretário-geral, chefe de gabinete, directores e directores-adjuntos, ou subsídio de compensação a fixar pelo primeiro-ministro. Por outro lado, terão ainda direito a abonos até 20 por cento dos ordenados, suplementos sem limites definidos e ajudas de custo que podem exceder o limite legal. As despesas são protegidas pelo segredo de Estado. Do lado dos magistrados, pelo contrário, o Governo determinou a sua exclusão dos serviços sociais do Ministério da Justiça. O SMMP lembra ainda que a Procuradoria-Geral da República divulgou recentemente o Relatório Anual, referente a 2005, “onde se sublinham as graves dificuldades financeiras com que se debate para levar a cabo a sua missão”, lembrando que a resposta passa sempre pelo argumento da “contenção orçamental”. “Fica assim demonstrado, mais uma vez, o critério de dois pesos e duas medidas utilizado pelo Executivo nestas matérias”, considera o sindicato presidido por Cluny, que pede um esclarecimento do Governo “para esta diferença”.
CASAS MOBILADAS- A proposta de revisão de lei orgânica do SIRP prevê casa mobilada para o secretário-geral, chefe de gabinete, directores e directores-adjuntos, ou subsídio de compensação.
AJUDAS DE CUSTO - Os membros do gabinete do secretário-geral, funcionários e agentes de estruturas comuns que se desloquem em serviço, têm direito a ajudas de custo diárias e abono para despesas de transporte.
SUPLEMENTOS - A proposta de alteração da lei orgânica prevê também direito a abonos até 20 por cento dos ordenados, suplementos sem limites definidos e ajudas de custo que podem exceder o limite legal.
DESPESAS - Em 2005, as despesas com os serviços de Informações foram de 26 797 milhões de euros: 15 258 milhões para o SIS, 10 431 milhões para o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e 1108 milhões para o SIRP."

in Correio da Manhã (22/09/2006)

Mais uma vez o corporativismo, a fogueira de vaidades e invejas sempre presentes no funcionalismo público nacional. Há tempos atrás,defendi aqui um reforço e desenvolvimento dos orgãos de inteligência nacionais e penso que as regalias acima descritas se inserem nesse tipo de programa. E vendo bem, nem são previlégios assim tão aberrantes para causar tanto alarido na ala dos Magistrados. Eu cá por mim, sinto-me tentado a enviar o meu CV para me tornar um agente secreto ao serviço na nobre nação portuguesa! :)

 

A Guerra das Religiões

Hoje, gostaria de vos sugerir a audição de um interessante debate sobre a Guerra das Religiões e, seu actual papel nos conflictos mundiais. A conversa teve lugar nos estúdios da Rádio TSF, foi moderada pelo jornalista Manuel Vilas-Boas e contou com a presença de líderes religiosos das principais comunidades existentes em Portugal. Para audição façam o favor de clicar no título do post...

21 setembro, 2006

 

Viagens no Benim












Tenho o prazer de vos apresentar algumas fotos do Benim, país onde está localizado o nosso enclave nacionalista. Trata-se de um dos territórios mais místicos de África, berço da cultura voodoo e de alguns dos mais ferozes reinos do continente. Uma boa proposta para quem gosta de viagens do tipo aventura...


1- Forte de S. João Baptista de Ajudá; 2 - Aposentos do Governo do Condado no interior do forte; 3 - Canhão português nas muralhas do forte; 4 - Templo da Python em Ouidah; 5 - Estátua fetichista; 6 - Ritual de Voodoo; 7 - Aldeia de pescadores perto do forte.


 

Limitações minhas


Confesso que não entendo a última medida apresentada pelo Ministro da Saúde, Correia de Campos, veio Sua Excelência dizer aos jornalistas que ia aumentar as taxas moderadoras do SNS para os internamentos e cirugias. Claro que a primeira pergunta que se faz nestas circunstâncias é "E quanto é que o Estado ganha com isso?" e a resposta, deveras elucidativa foi que era um valor irrisório.
Eu nem quero parecer do contra nem nada, mas será que sou só eu que vejo que só vai para o SNS quem não tem mesmo outra hipótese? Que a maioria das pessoas que são internadas nos hospitais públicos, não têm outra hipótese? Que os médicos decidem os internamentos face à gravidade dos casos? E cirugias, será que se uma pessoa tiver a possibilidade de ser operada no privado quer ser operada nos civis? Ou será que esta é mais uma medida que vai afastar muita gente dos tratamentos de que efectivamente necessitam?
Se alguém entender o que se passa, por favor ajude-me que eu já não percebo nada de nada do que se passa neste país.

19 setembro, 2006

 

PGR

"O Presidente da República vai nomear o Juiz Conselheiro Fernando José Matos Pinto Monteiro como Procurador-Geral da República, estando a tomada de posse marcada para o próximo dia 9 de Outubro. Divulga-se, seguidamente, uma nota informativa relativa à decisão do Presidente Aníbal Cavaco Silva.Nota Informativa:"Completando-se em 7 de Outubro próximo os 6 anos do mandato do actual Procurador-Geral da República, o Governo propôs a nomeação, para seu substituto, nos termos do art.º 133, alínea m) da Constituição, do Senhor Juiz-Conselheiro Dr. Fernando José Matos Pinto Monteiro.A proposta mereceu o acordo do Presidente da República, tendo a posse sido fixada para 9 de Outubro."
via Página Oficial da Presidência da República Portuguesa (19/09/2006)

Esta é uma área que não domino muito bem, mas parece-me deveras positivo que Pinto Monteiro tenha já ocupado o cargo de Alto Comissário Adjunto na Alta Autoridade Contra a Corrupção. Bem que precisamos, já que os nossos níveis de corrupção já se aproximam perigosamente dos índices duma América Latina ou Europa de Leste. Esperemos também, que esta nomeação sirva para estabelecer uma paz política entre o Governo e a Presidência da República.

 

Será desta?

"Na Síntese Económica de Conjuntura de Agosto, hoje divulgada, o INE refere que, «nos últimos três meses, o indicador de clima económico recuperou, abandonando o patamar em que se encontrava estabilizado e atingindo em Agosto o melhor valor dos últimos dois anos».O INE regista, também, que o indicador de actividade económica, elaborado com a informação disponível até Julho, «interrompeu a fase descendente dos três meses anteriores».Ainda em Julho, nota o INE, os indicadores de curto prazo revelaram «sinais favoráveis em todos os sectores, indústria, serviços e construção"».
via TSF online (19/09/2006)

Vamos aguardar que seja esta, a verdadeira arrancada da economia europeia. E que ela tenha reais repercussões no nosso país com aumento sinificativo de oportunidades de emprego.

18 setembro, 2006

 
Herman José vintage

Confesso que a minha adolescência foi bastante influenciada pelo humor de Herman José. Pena que hoje o seu trabalho seja apenas uma sombra do passado. Ao que tudo indica, estes indivíduos degladiam-se por uma freguesia no concelho da Arruda dos Vinhos! :)

17 setembro, 2006

 

Os Filhos da Costa do Sol

Nestes derradeiros dias de Verão português, gostaria de vos sugerir a leitura de um livro já um pouco antigo. Não será literatura de primeira linha, mas gosto deste livro porque aborda com clareza uma época conturbada da nossa história e tem por cenário a Costa do Estoril que me é bastante familiar, fazendo afluir na minha mente todo um manancial de memórias recentes.

Retrato de uma geração inquieta, alucinante viagem por um mundo de droga, juventude, sexo e esperança.
A vida despreocupada e doce na linha do Estoril, mas também a recusa de uma sociedade fechada e dos seus preconceitos. A procura de situações diferentes, a contestação quotidiana, o conflito de gerações na época agitada que foram os anos entre 1973 e 1977 em Portugal.
Quanto à escrita de Manuel Arouca, arriscaria a afirmar de que se trata de um Bret Easton Ellis à portuguesa, embora com a ausência dos elementos bizarros que caracterizam a obra do norte-americano.
Arouca, publicou ainda, uns anos mais tarde, Ricos, Bonitos e Loucos (Publicações Europa-América), dentro do mesmo género literário. Nestes últimos tempos, dedicou-se essencialmente à escrita de argumentos para telenovelas.

Os Filhos da Costa do Sol - Manuel Arouca - Oficina do Livro (reedição) - 2004

16 setembro, 2006

 

Emprego, consumo e "status" social



"A nova Lei da Imigração pretende ligar a concessão de vistos a imigrantes às oportunidades de emprego que, a cada momento, existam no país. Faz sentido. Mas vivemos em Portugal uma situação curiosa: os imigrantes vêm para cá fazer trabalhos que os portugueses já não querem executar. Acontece na construção civil e no turismo, por exemplo. E começa a acontecer na agricultura. Para estes sectores, onde cada vez mais se encontram estrangeiros a trabalhar, os imigrantes representam uma condição de sobrevivência.Os portugueses, que não aceitam essas tarefas em Portugal, já se dispõem a executá-las no estrangeiro, onde ganham mais. Por isso, como salientou o DN de 9 de Agosto, Portugal continua a ser um país de emigração. Até acontece que as remessas dos nossos emigrantes aumentaram 9,2% nos primeiros cinco meses deste ano.De facto, os portugueses não deixaram de emigrar. Para Espanha, nomeadamente. E a maioria dos que saem é gente pouco qualificada - sobretudo homens jovens. Emigram só porque vão ganhar mais?Com certeza que a melhor remuneração no estrangeiro é um factor de peso. Mas multiplicam-se as notícias sobre portugueses enganados por quem os levou a emigrar, vivendo agora em situações próximas da escravidão. Tais notícias não dissuadem muitos outros de sair do país. Porque não aproveitam, antes, as ofertas de trabalho locais, que parecem só agradar aos estrangeiros? Dir-se-ia que, para quem está desempregado, mesmo um trabalho mal pago e socialmente pouco valorizado será preferível ao subsídio de desemprego. Ora o que vemos é essas oportunidades de emprego, em Portugal, serem desprezadas pelos nacionais (e nem todos emigram), tornando-se necessário recorrer a mão-de-obra imigrante para as preencher.Não era assim há poucas décadas. O fenómeno da imigração é relativamente novo entre nós. E já assume grande importância, não apenas para os sectores acima referidos, como para algumas localidades do interior, que os naturais foram abandonando e que agora sobrevivem graças aos estrangeiros que lá se instalaram.Houve entretanto uma profunda mudança na atitude dos portugueses. As modificações decorrentes do 25 de Abril e do período revolucionário que se lhe seguiu, o crescimento da economia (muito forte até 1973) e o maior contacto com a maneira de viver de outros povos (através dos media, do turismo e da própria emigração) alteraram os padrões de exigência dos portugueses. Tarefas consideradas humildes deixaram de ser aceites pelos portugueses - em Portugal, não no estrangeiro, onde são anónimos desconhecidos e por isso não se envergonham. A entrada para a Europa comunitária, há vinte anos, e a euforia consumista do final da década de 90 convenceram muitos de nós de que, fazendo agora parte do clube dos ricos, deveríamos actuar como tal - como ricos.Não é apenas na área do emprego que essa nova atitude se manifesta. Revela-se, também, nas despesas de consumo que contam, ou que se julga que contam, para o status social das pessoas. Não se trata de uma aberração: para quem conserva ainda fresca a memória da antiga pobreza, o status tem importância.Daí o contraste entre a ilusão de já sermos ricos e a realidade económica. Tal contraste reflecte-se na evolução do endividamento. Com juros baixos (estão a deixar de o ser), as famílias portuguesas endividaram-se para satisfazerem velhas necessidades básicas, mas também para darem resposta às suas novas necessidades de afirmação social.Em dez anos, entre 1995 e 2005, o endividamento dos particulares passou de 30% do PIB para 84%. Na Zona Euro, só as famílias da Holanda têm hoje mais dívidas do que as portuguesas.O problema, aliás, não é só das famílias. As empresas e o Estado central, regional e local têm vivido em larga medida a crédito. Graças ao euro, o défice externo do país já não provoca angústia por falta de divisas, mas esse desequilíbrio terá de ser pago - já está a ser - com a nossa riqueza.Ora o défice externo não tem parado de subir e já atinge cerca de 10% do PIB. É a medida de quanto estamos a viver acima dos nossos recursos. Mas não haja ilusões: poucos irão moderar as suas aspirações em matéria de emprego ou de consumo. A saída para o desequilíbrio entre aspirações e recursos só pode estar no aumento dos recursos. Ou seja, no crescimento económico."

Francisco Sarsfield Cabral in Diário de Notícias (16/09/2006)


15 setembro, 2006

 

Marcha dos desalinhados

Teve início em Havana, a 14ª reunião da cúpula dos Países Não-Alinhados. Esta organização reúne apenas países subdesenvolvidos ou emergentes e, perdeu bastante influência internacional após o final da Guerra Fria. Desta feita, as grandes estrelas da cimeira são o irrequieto Hugo Chávez da Venezuela e Mahmoud Ahmadinejad do Irão que pretende reunir apoios para o desenvolvimento do programa nuclear no seu país.
De resto, estes estados estabeleceram por comum acordo, o combate ao imperialismo que traduzindo se revela numa oposição frontal à hegemonia dos EUA no cenário mundial. Na minha opinião, creio que a realização desta reunião em Havana teve apenas como objectivo proporcionar um pouco de sol e noites de cabaret a estes líderes do Terceiro Mundo, que certamente não abandonarão Cuba sem fazer a sua vénia a Fidel castro que ainda se encontra meio combalido.
A ordem mundial vai-se alterando e os pequenos países também já querem mostrar as suas garras afiadas.

 

Feira da Luz

Sempre nutri uma enorme simpatia por feiras e festas populares em geral. Acredito que este tipo de eventos faz parte do nosso imaginário colectivo e, como tal, devem ser fortemente preservados. Hoje, gostaria de vos propor uma visita à Feira da Luz, que será um dos últimos resquícios de uma Lisboa rural, da época em que as quintas que abasteciam os mercados da capital ainda se situavam nas zonas do Lumiar, Carnide e Benfica. Guardo gratas recordações desta feira porque os meus avós maternos moravam nas proximidades e era obrigatória uma visita, todos os anos no mês de Setembro. Façam um programa diferente e não percam até final de Setembro, no Largo da Luz, bem perto do C.C. Colombo.
Não abusem das farturas!

 

Com amigos destes...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi novamente surpreendido por uma decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, desta vez confiscando as instalações e o fluxo de caixa das refinarias da Petrobras boliviana. Em Maio ele já surpreendera o governo brasileiro ao nacionalizar as reservas de gás de seu país e colocar tropas do exército na porta da refinaria. Agora, ao tomar as refinarias, Evo rompeu uma espécie de acordo pré-eleitoral que havia feito com Lula.

Na realidade, estas medidas afectarão muito pouco a Petrobras já que apenas 3% da sua produção de petróleo provém da Bolívia, embora na área de abastecimento de gás natural as coisas se possam complicar um pouco mais.
O que importa salientar é, que uma vez mais Lula da Silva coloca os interesses partidários e ideológicos acima dos interesses nacionais. O presidente da Bolívia, Evo Morales, é um antigo companheiro de Lula nas lutas de esquerda na Amércia Latina, o que levou o Governo brasileiro a pensar que teria um estatuto previligiado e que os seus interesses nesse país nunca seriam ameaçados.

Contudo, é evidente o embaraço de Lula da Silva quando tem que prestar esclarecimentos à população sobre a situação que se desenrola no país vizinho, optando por uma passividade impressionante quando está em causa o abastecimento energético de indústrias vitais para o Brasil que empregam milhares de pessoas.
Por outro lado, também me impressiona a capacidade que alguns Governos têm em dar tiros no seu próprio pé. A Bolívia é um país pobre e altamente dependente do investimento estrangeiro para gerar riqueza. Ora, se o Governo boliviano toma posições destas face a países que alinham pelo mesmo diapasão ideológico, o que se poderá esperar em relação a investidores de outros países? É espantoso, o esforço que a esquerda sul-americana faz para afundar o seu próprio continente...

 

Cartas Credenciais


5 Embaixadores residentes e 8 não residentes apresentaram hoje em Lisboa as suas Cartas Credenciais ao Presidente da República. Este acto marca o início de uma nova etapa para estes homens, neste momento são de facto Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários, ou seja têm plenas capacidades ante o nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros para promoverem acordos bilateriais que impulsionem as relações entre ambos países.
Dos Embaixadores residentes apresentaram Cartas Credenciais:
Sua Excelência, Senhor Joachim Broudré-Groger, Embaixador da Alemanha;
Sua Excelência, Senhor Luke Williams, Embaixador da Autrália;
Sua Excelência, Senhor Gao Kexiang, Embaixador da China;
Sua Excelência, Senhor Peter Andrej Bekes, Embaixador da Eslovénia;
Sua Excelência, Senhor Mart Tarmak, Embaixador da Estónia.
Ressalto a importância deste grupo de embaixadores para Portugal. Como todos sabem, a Alemanha antecede Portugal na Presidência da União Europeia, e a Eslovénia sucede Portugal na Presidência, veremos que propostas trazem cada um e que seguimento se dará às questões europeias de importância vital para Portugal. Também o Embaixador da China terá o seu papel a desempenhar nos próximos tempos já que o Eng.º José Sócrates, há dias em Helsinquia afirmou que queria que durante a Presidência da UE de Portugal se desse mais uma ronda de negociações com esse colosso que é a China.
As Cartas Credenciais estão entregues, resta saber o que se segue no âmbito destas relações diplomáticas.
*Na foto Senhor Peter Andrej Bekes, novo embaixador da Eslovénia ante Portugal

14 setembro, 2006

 
Pedro Ayres Magalhães I

Hoje presto homenagem ao meu único ídolo. Pedro Ayres Magalhães, guitarrista e mentor dos Madredeus, onde se esforçou por traduzir musicalmente a alma portuguesa. O cruzamento perfeito da linguagem pop com o fado tradicional faz sucesso nos quatro cantos do globo.
Os Portugueses têm sentido alguma dificuldade em decidor como reagir a isto. Mas essa hesitação tem também a ver com uma inédita inversão dos termos, uma situação nova. Os navegadores de outros tempos tinham por missão regressar, e dislumbrar com riquezas desconhecidas,e, ao invés, estes navegantes partiram levando consigo o tesouro que ninguém conseguira avaliar com precisão.
Neste vídeo antigo, podemos apreciar a evocação de uma Lisboa antiga sempre presente no imaginário dos Madredeus.

 
Pedro Ayres Magalhães II

Recordação saudosa dos Heróis do Mar, banda dos anos 80 que também era liderada por Pedro Ayres Magalhães. O grupo que procurava reinventar e representar sob uma forma contemporânea a mitologia nacionalista tradicional. No início da sua carreira apresentavam-se em palco com uma indumentária estilizada que evocava os trajes militares do século XV e empunhando reproduções das antigas bandeiras medievais portuguesas, a a banda procurava devolver à sua geração o ideal de uma pátria de heróis, mais aventureiros do que santos e permanentemte atraídos pelo amor e pela miragem de terras distantes.
Ambas as bandas, são presença constante das emissões da Rádio do Forte que podem escutar neste blog.

12 setembro, 2006

 

Euromilhões


Dentro de poucas horas, terá início mais uma Liga dos Campeões que reunirá os melhores astros do futebol mundial. Pela primeira vez, teremos três clubes portugueses à procura de um lugar ao sol no seio das principais equipas europeias.
Faço votos que todos eles realizem uma boa campanha à semelhança do SL Benfica da época passada, que obteve um desempenho notável. Contudo, parece que o meu Sporting terá pela frente uma tarefa mais complicada, já que lhe foram destinados pela sorte alguns colossos do futebol europeu.
Seja como for, será uma excelente ocasião para os amantes do desporto-rei disfrutarem de excelentes embates desportivos, já que o campeonato nacional teve início envolto em polémicas.
Boa sorte bravos lusitanos nestas noites europeias!

10 setembro, 2006

 

Reentrée das Facções


Os centristas de Santarém mostraram-se indignados por os principais eventos, como o aniversário do partido e a "rentrée", decorrerem fora do território de Portugal continental.
A iniciativa de Santarém conta com a presença Telmo Correia, que não mostra receios por ser alvo de eventuais represálias internas.
"Se tivesse receio do que quer que fosse, comprava um cão (...). Era só o que faltava que não pudesse estar numa festa com militantes onde quer que muito bem me apeteça, não tenho nenhum problema com isso. Não estou aqui numa perspectiva crítica, não estou aqui para fazer críticas a ninguém, quando tiver de fazer críticas também faço", sublinha.

Mais uma vez é, com indisfarçável consternação que vejo o meu partido afundar-se em guerrilhas pessoais que em nada o beneficiam. Foi notória a insatisfação de alguns sectores do partido, após a vitória de Ribeiro e Castro no último congresso do partido e que agora se evidencia, mais agressiva devido a uma liderança sem carisma e que tem mantido os centristas a meio gás. No entanto, o que se passa neste momento já se torna apanágio deste partido que lentamente perde espaço político no cenário nacional. A época de guerrilha interna já remonta aos últimos tempos de Monteiro, persistindo a luta de egos ao invés de se estabelecerem metas ideológicas e uma melhor organização local do partido, que se revelou sempre bastante difícil graças ao perfil sociológico dos seus militantes.
Os motivos de discórdia invocados desta vez são ridículos e prevê-se mais uma saga de processos disciplinares que já são célebres no Largo do Caldas. E já que no CDS-PP se vivem tempos de guerrilha de facções, lanço aqui o apelo dos meus companheiros de exílio a montar o grupo do Condado. È incrível como um partido cada vez mais pequeno, é capaz de albergar tantos clãs que se degladiam em nome de quase nada.

 

Leitura recomendada


"Longe de Manaus" de Francisco José Viegas, é um livro que fala de Portugal e dos portugueses com desapego e sem grandes ilusões. As relações com Angola e a Guiné no tempo da Guerra Colonial são referidas com o desassombro de quem por lá passou e amou aquelas terras, o Brasil de hoje é também personagem obrigatória, mas sobretudo tem-se uma sensação de solidão e de perda ao longo do livro, tão característica da vida.
Viegas, Francisco José, 2005, Longe de Manaus, Porto, Edições Asa, 4ª edição, Julho de 2006.

09 setembro, 2006

 

FestNatal lusitano


A Mostra Portuguesa da 16ª edição do FestNatal estreou ontem, dia 8, e vai até dia 14, nas salas do Moviecom-Praia Shopping, homenageando o cineasta António Pedro Vasconcelos, autor dos oito filmes exibidos. Paralela à mostra, haverá uma exposição da fotógrafa e produtora Candinha Bezerra sobre a cultura e paisagem arquitectónica portuguesa. As fotos ficarão expostas no salão de eventos do Natal Shopping também a partir de dia 8 de Setembro.
Esperemos que os potiguares, simpatizem com as nossas produções cinematográficas...

http://www.festnatal.com/

08 setembro, 2006

 

No reino de Preste João


Em Histórias Etíopes - Diário de Viagem confluem livremente impressões escritas, imagens desenhadas e histórias orais recolhidas por Manuel João Ramos durante uma viagem através da Etiópia, entre Março e Junho de 1999.
O livro procura transcender o reducionismo das imagens tradicionalmente veículadas sobre aquele país - seja a antiga imagética do Preste João e do mártir Cristovão da Gama ou as notícias sobre a fome e a guerra no Corno de África.
Ao publicar sequências de um diário de viagem em escrito e desenhado, o autor procura transmitir aos leitores a sensação de descoberta de um país que lhes é hoje praticamente desconhecido.
Manuel João Ramos é professor e investigador da área de Antropologia no ISCTE, funcões que acumula com vários trabalhos como ilustrador.

Histórias Etíopes - Diário de Viagem - Manuel João Ramos; Assírio e Alvim (2000)

07 setembro, 2006

 

Independência do Brasil


Hoje celebra-se a Independência do Brasil obtida em 1822, dando início ao Primeiro Reinado - Governo de D.Pedro I.
O início do século XIX marcou o final do sistema colonial, com a decadência de Portugal e seu Império, representada pela fuga da Família Real para o Brasil em Novembro de 1807. Pressionado pelas tropas francesas, pela diplomacia inglesa e pela própria população de Lisboa que desejava uma solução para salvar os seus interesses, o Rei viu-se obrigado a optar pela fuga.
A ideia não era nova, já que desde o século XVIII existiam em Portugal numerosos partidários da solução brasileira, ou seja de se dar uma nova estrutura à organização do reino português, com a instalação da sua sede no Brasil, que era a colónia mais rica e, por isso mesmo o território mais dinâmico do Império. Afinal, desde a época de Pombal se reconhecia que Portugal, sem o Brasil seria um país insignificante.
Os desígnios da História são curiosos. De facto, Portugal tornou-se uma nação periférica e, do outro lado do Atlântico temos um colosso que tarda a crescer como grande potência. Será meramente utópico, pensar que poderia ter existido um Reino Unido sediado nos trópicos?

 

Menos Estado, s.f.f!!!

"O número de funcionários da administração central pode ter subido mais de 45 mil em pouco mais de um ano. Essa é, pelo menos, a conclusão que o STE tira da comparação entre os efectivos contabilizados no orçamento retificativo de 2005 - que referia um total de 534 624 funcionários - e os valores revelados pelo ministro das Finanças a 20 de Julho, que davam conta de 580 291 funcionários no primeiro semestre deste ano. Ou seja, um crescimento de quase 8%. O DN tentou obter um esclarecimento junto das Finanças para este enigma, em tempos de contenção."
in Diário de Notícias (07/09/2006)

Quando será que os nossos governantes entedem que o rumos do progresso, se trilham com um Estado menos pesado? No caso da república socialista, temo que seja mais uma vaga de boys em busca de jobs...

 

Finlândia - Portugal 1:1


Ontem, deu-se o pontapé de saída do apuramento para o Europeu 2008. Portugal obteve um empate por terras finlandesas, o que me parece um resultado medíocre. Afinal de contas, eram os heróis do mar em confronto com uma agremiação de Pais Natal! :)
Será que mais uma vez, teremos complicadas equações matemáticas para resolver no grupo de classificação?

05 setembro, 2006

 

Os Donos do Estado


No mês transacto, escrevi aqui sobre as eleições no Brasil que se realizam no próximo dia 1 de Outubro. Hoje torno a essa temática, não para vos falar novamente sobre a eleição presidencial, mas sim com o intuito de abordar a eleição para os cargos estaduais de âmbito regional que também irão a votos nesse mesmo dia.
Tenho acompanhado com atenção os tempos de antena locais e agora tenho noção exacta de alguns factores que determinam o atraso no desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Só poderei analisar, com maior exactidão o estado do Rio Grande do Norte onde moro, mas calculo que nos restantes estados da região a situação seja semelhante.

Tudo me leva a crer que a antiga época do coroneis das fazendas popularizados pelas telenovelas, ainda não foi totalmente ultrapassada neste cantinho do Brasil, onde o poder político se tem regido de modo quase feudal. É claramente evidente que algumas cidades e a própria cúpula do estado têm sido dominadas por clãs familiares que se eternizam em seus cargos. As principais coligações políticas ostentam várias pessoas da mesma família, sendo curioso verificar que o testemunho tende a ser passado de pais para filhos, não existindo deste modo qualquer renovação de ideias e novos projectos, num processo que me parece pouco democrático se tivermos em linha de conta os parâmetros europeus.
Outro dado interessante, é que no Brasil pouca importância se dá aos partidos políticos, existindo um culto da personalidade que relega para segundo plano discussões ideológicas e a eterna dicotomia esquerda-direita.

Mais preocupante ainda, será verificar que não existem muitas alternativas credíveis para mudar esta situação. É constrangedor, o vazio de ideias de grande parte dos candidatos locais, limitando-se muitos deles a debitar unicamente o seu nome e os algarismos que os eleitores deverão depositar na urna electrónica.
Também não entendo muito bem, os objectivos de certas facções políticas que enveredam por uma campanha de tipo humorístico. Nesta área existem dois partidos - PTC e PSL - que se especializaram na criação de personagens bizarras, desde um candidato a governador que faz promessas utópicas, um outro que se veste de sheik árabe e até mesmo um septuagenário que surge diante das câmaras mascarado de super-herói. Estes candidatos nem sequer poderão galvanizar o designado voto de protesto, dadas as figuras absolutamente ridículas que protagonizam.

Existe uma única força política no estado que merece o meu reconhecimento. Trata-se da Coligação Novo Tempo (PSDB-PV) que apresenta como figura de proa, o senador Geraldo Melo que em Março de 1987 tomou posse do Governo do estado, colocando um ponto final ao domínio de doze anos consecutivos do grupo dos Maias no poder. O seu mandato foi voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, baseado no grande conhecimento que ele tinha das condições e problemas do estado. Entre as realizações do seu governo, asfaltou quilómetros de estradas estaduais e promoveu bastante o sector turístico que, hoje é responsável por cerca de 45% do PIB do estado, empregando 20% da sua população.

Geraldo Melo que nestas eleições se viu atraiçoado por antigoa aliados políticos, uniu as suas forças ao PV que presentemente é uma lufada de ar fresco no espectro partidário local. A sua figura principal, Micarla candidata-se ao cargo de deputada estadual.É filha de Carlos Alberto, um dos nomes maiores da comunicação social deste estado, actualmente vice-prefeita de Natal e administradora da TV Ponta Negra, dinamizando importantes projectos sociais em prole das populações desfavorecidas, residentes na zona norte da cidade, onde se destaca a criação de diversas cooperativas de trabalho femininas que permitem o sustento de mulheres pobres, sem necessidade de saírem das suas comunidades e podendo ter os filhos por perto. Esta jovem de fibra e o seu partido também têm travado uma dura batalha em defesa do património paisagístico da cidade que se encontra ameaçado por fortes interesses imobiliários.

As sondagens evidenciam que a luta está acirrada e que muita coisa poderá mudar até dia 1 de Outubro a nível estadual.
Contudo, espero que o futuro do Rio Grande do Norte pleno de potencialidades tenha tonalidades de verde esperança...

http://www.micarla43007.can.br/

04 setembro, 2006

 
James Bond - Casino Royale

Estreia no próximo dia 17 de Novembro, o novo filme da saga 007. Mais uma vez, teremos em comum as locações exóticas, muita tecnologia, vilões mortíferos e belas bond-girls.
Daniel Craig, interpreta pela primeira vez o papel do mítico James Bond ao serviço de Sua Majestade. No entanto, parece-me que lhe falta o charme e sofisticação dos seus antecessores...

03 setembro, 2006

 

O Europtimista


Durão Barroso lançou hoje um desafio aos jovens europeus, pedindo-lhes para que não cedam à «posição careta» daqueles que não acreditam no futuro da Europa.Na universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide, o presidente da Comissão Europeia lamentou também que alguns líderes dêem ouvidos aos mais pessimistas, sublinhando que não há motivos para dar crédito aos críticos.No entender de Durão Barroso, a Europa dos 25 está a fazer o seu caminho, «havendo só razões para estarmos orgulhosos com o projecto». «Hoje, o que é de bom tom é aquilo a que eu chamo a crisofilia. Há gente que gosta da crise; Em portugal isso é extraordinário, onde todos querem mostrar que são mais inteligentes que todos», disse.Durão Barroso foi ainda mais longe, falando para dentro da própria estrutura da UE em relação àaqueles que estão envolvidos no projecto.«Tenho de lamentar que alguns líderes, em vez de fazerem isso, puseram-se no papel de comentadores e não resistiram à tentação da crisofilia», sublinhou.Em jeito de conclusão, Durão Barroso lembrou que não conhece nehum país que esteja na UE a 25 que queira sair do projecto, realçando que, pelo contrário, são muitos os que querem entrar.
via TSF online (01/09/2006)

Só gostaria de saber como o Dr. Durão Barroso nos pode falar de optimismo, quando ele próprio virou costas ao país em crise, correndo de braços abertos para o seu cargo na União Europeia...

 

Este fim de semana celebra-se mais uma edição da Festa do Avante que marca sempre a reentré política do PCP. Houve sempre uma coisa que eu invejei nos militantes comunistas, que são a sua perseverança e espírito solidário que têm nesta festa a sua expressão máxima, apesar do crescente vazio de ideias que o partido apresenta.
Duvido que no meu campo das direitas tal coisa fosse também possível...

01 setembro, 2006

 

O meu herói desencantado...


Hugo Pratt estreou-se como autor de BD em 1946, na revista Asso di Picche-Comics. Em 1967 inicia a publicação de A Balado do Mar Salgado, onde pela primeira vez surge a parsonagem de Corto Maltese, marinheiro, arquétipo do aventureiro solitário e desencantado, sempre em busca de outras paragens. Já depois da morte de Hugo Pratt é publicado este romance. Aqui, a inimitável personagem de Corto perde o traço do desenho a favor de contornos literários surpreendentes. Em comum, naufrágios, raptos, mortes e perseguições, amizades tenazes, sonhos e amores irrealizáveis. Eis os fundamentos deste romance, que se inscreve de pleno direito na linha épica de aventura.
Pratt faz uso de uma generosa efabulação que reconstitui com êxito atmosferas, retratos e paisagens que julgávamos perdidas.

Uma personagem obrigatória para todos aqueles que se sentem donos do seu próprio destino e que sonham com aventuras em lugares distantes e exóticos. E porque todos nós travamos lutas heróicas e carregamos algum desalento no coração.

A Balada do Mar Salgado - Hugo Pratt; Editora Contexto (1997)

 

Corto Maltese em África


As incursões do marinheiro solitário por territórios africanos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?