17 setembro, 2006

 

Os Filhos da Costa do Sol

Nestes derradeiros dias de Verão português, gostaria de vos sugerir a leitura de um livro já um pouco antigo. Não será literatura de primeira linha, mas gosto deste livro porque aborda com clareza uma época conturbada da nossa história e tem por cenário a Costa do Estoril que me é bastante familiar, fazendo afluir na minha mente todo um manancial de memórias recentes.

Retrato de uma geração inquieta, alucinante viagem por um mundo de droga, juventude, sexo e esperança.
A vida despreocupada e doce na linha do Estoril, mas também a recusa de uma sociedade fechada e dos seus preconceitos. A procura de situações diferentes, a contestação quotidiana, o conflito de gerações na época agitada que foram os anos entre 1973 e 1977 em Portugal.
Quanto à escrita de Manuel Arouca, arriscaria a afirmar de que se trata de um Bret Easton Ellis à portuguesa, embora com a ausência dos elementos bizarros que caracterizam a obra do norte-americano.
Arouca, publicou ainda, uns anos mais tarde, Ricos, Bonitos e Loucos (Publicações Europa-América), dentro do mesmo género literário. Nestes últimos tempos, dedicou-se essencialmente à escrita de argumentos para telenovelas.

Os Filhos da Costa do Sol - Manuel Arouca - Oficina do Livro (reedição) - 2004

Comments:
Gosto desses dois livros. Mudaram-se os tempos e alguns hábitos, mas a vida aqui na linha mantém-se mais ou menos igual. Arouca é um original, porque Bret Easton Ellis surgiu uns anos mais tarde.
 
Saudades do eixo Av.Roma - Cascais?
 
O problema é a realização literária não acompanhar a constatação social, Caro Visconde.
 
Só para dizer que vivi na Parede durante os anos 60-70, que rica vida!!! Que rico nível de vida. Em 72 marchei para a provincia e tomei contacto com uma outra realidade os carros de bois e os portugueses descalços. Voltei atrás 50 anos! um país e muitas velocidades.Ontem como Hoje!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?