12 outubro, 2006

 

Viagens no Império: Brasil









O primeiro território ultramarino a obter a sua independência em 1822. Um território cuja colonização sempre se revelou bastante complicada devido à suas dimensões continentais. No entanto, tornou-se a jóia do Império após o declínio do comércio da India, destacando-se como a província mais próspera. A independência foi declarada sem conflitos de grande envergadura, embora a sua autonomia tenha constituído um rude golpe na monarquia portuguesa que definhou por completo a partir de então.

O Brasil sempre foi o verdadeiro reduto do lusotropicalismo defendido por Gylberto Freyre, e, onde subsistiram durante vários anos os vestígios de uma sociedade paternalista, latifundiária, conservadora e com uma economia baseada no trabalho escravo.

Nos actualidade, o Brasil depara-se com diversos problemas, mas ainda assim é um país repleto de oportunidades onde é possível fugir da aboreccida rotina europeia e recomeçar uma vida nova. Como já escrevi anteriormente...Ao princípio estranha-se mas depois entranha-se.

1 - Posto 9 da Praia de Ipanema - Rio de Janeiro; 2- Panorâmica de São Paulo; 3- Área do Pelourinho - Salvador da Bahia; 4- Praia de Bombinhas - Florianópolis/Santa Catarina; 5 - Teatro Amazonas - Manaus/Amazonas; 6- Forte dos Reis Magos -Natal/Rio Grande do Norte; 7- Mercado municipal - Belém/Pará


Comments:
Passei para ver esta agradável e sempre interessante página, onde me delicio nesta madrugada, e também para desejar bom fim-de-semana. Cada vez mais imprescindível visitar este blogue.
 
Oportuníssima referência a Gilberto Freyre, sobre Quem preparo um "post", Querido Amigo.
Abraço.
 
Esqueceu-se de referir as belas e sensuais brasileiras! :)
 
Gosto do Brasil! Nunca fui, mas espero ir, qualquer dia!
Tenho uma amiga brasileira que me aguçou, ainda mais, o gosto por essas belas paragens. Tem familia em S. Paulo e em Manaus e de lá traz, fotos, cheiros e sabores extraordinários... Gosto!
 
"viagens no império: brasil" - não é nada neo-colonialista... remeto-me às minhas origens plebeias e abtenho-me de fazer mais comentários
 
12 de octubre Fiesta de la Hispanidad.....¡Viva España!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?