07 outubro, 2006

 

Vende-se castelo, bem localizado, com 21 assoalhadas...


"Os castelos portugueses se fossem postos à venda teriam dezenas de compradores, incluindo estrangeiros, o que podia ajudar a manter este património, afirmou hoje o presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo.
Estes monumentos "vêem-se de longe, marcam a paisagem e atraem as pessoas", adiantou o responsável que falava aos jornalistas em Évoramonte, concelho de Estremoz, onde decorrem hoje as comemorações do Dia Nacional dos Castelos.Sousa Lobo lembrou que em Portugal os castelos são quase todos do Estado, contando-se pelos dedos das mãos o número de castelos, fortalezas ou torres que são propriedade privada.A sua concessão a privados, disse, podia "ajudar a manter esse património".As comemorações do Dia Nacional dos Castelos têm como palco a histórica vila alentejana de Évoramonte, cujo castelo foi construído há 700 anos."

in Público (07/10/2006)

Esta afirmação levanta-me uma série de dúvidas. Creio que qualquer medida, no sentido de privatizar o nosso património histórico é sempre bastante discutível e serve apenas para desresponsabilizar o Estado dessa sua função. Embora tenha que admitir que existam excelentes trabalhos da iniciativa privada nesta área. Veja-se o caso da Enatur, que recuperou diversos edifícios históricos que se converteram em luxuosas pousadas.
Digam de vossa justiça...

Comments:
Concordo que a privatização do nosso património histórico possa servir para desresponsabilizar o Estado da, ainda sua obrigação, manutenção do mesmo. É, no entanto, sempre possível fazê-lo com a ressalva de manter, pelo menos, a traça original. É triste termos tantos castelos (e não só)tão degradados.
 
O Estado tem obrigação de preservar o nosso Património Histórico e mantê-lo. Se a preservação passar pela entrega a privados para a sua reconstrução e utilização... porque não? Se as regras forem estabelecidas e definidas e a traça não for alterada não vejo inconveniente, desde que o estado possa interferir em caso de violação das mesmas.
 
Amigo Pedro, um castelo, era com certeza o lar de eleição de qualquer legionário, mesmo para aqueles que se encontram longe!
 
não tenho guita...
 
Olá Visconde! Subscrevo o que a Taizinha disse. O Estado tem obrigação de zelar pelo nosso património, no entanto, haverá situações onde a privatização pode ser exequível mas obedecendo a rigorosos critérios no sentido de não desfigurar os nossos monumentos e dar oportunidade ao público de os visitar e apreciar. Não me parece correcto privatizar monumentos e fechá-los ao público.
Uma vénia!
 
Obrigada pela visita!
Se o Estado não consegue preservar o verdadeiro património que possui, o melhor sinceramente é entregar aos privados, ou a todos aqueles que de alguma forma mantêm o bom gosto pela história do nosso país. Já viram a bela vila de Ponte de Lima? Não é só bairrismo, é amor à História deste Portugal teimoso em criar espaços comerciais e edifícios de discutível gosto ou utilidade.
 
Há um ditado em Portugal que é este:

"Não roubas nem deixas roubar!"
Se o Estado não consegue manter o seu patrimonio deve assegurar pela via privada!

Bom FDS!
Bjks da Matilde
 
Não me choca a via privada de manutenção dos castelos, mas há traçados e integridade que devem ser ressalvados no processo.
 
Eu queria q os monumentos fossem recuperados, mas neste país só se vê a serem recuperados estádios de futebol...
 
Conhço belos exemplo de castelo privado e pequenos palacios particulares, que estão muito melhor conservados que os do Estado...
 
Mas a História pode ser só para alguns ?

No entanto entendo todos os pontos de vista. Temos por exemplo também o caso das casas solarengas, os palacetes com as inerentes parcerias público/privadas através da atribuição de incentivos à actividade empresarial privada, para que esta, com a sua acção, recupere, mantenha intacto e coloque no activo tais monumentos.

Temos vários exemplos de Turismo de Habitação e afins, recuperados por privados com o fundamental auxílio do estado. Locais que fazem parte da nossa história.

Não poderemos então dizer que o estado se desrresponsabilizou, participou foi no activo desses privados que também são do país !

Abraços Pedro
 
Meu Caro visconde:
Se o Estado nem para isto serve, deve pensar em privatizar a governação.
Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?