10 outubro, 2006

 

Gatos e Ratos


Ontem, realizou-se o temido ensaio atómico no território da Coreia do Norte que foi prontamente repudiado pela comunidade internacional. Este acontecimento vem agitar a situação política no Oriente que se tem caracterizado por grande estabilidade nos últimos anos, tendo mesmo provocado grande incómodo na China, tradicional aliado do regime de Pyongyang.
Numa análise simplista, diria que esta problemática nuclear se assemelha ao jogo do gato e do rato. Quem possui armamento nuclear quer impedir que os outros também tenham. Por sua vez, alguns países emergentes teimam em prosseguir com o aperfeiçoamento do seu armamento, temendo as ofensivas das grandes potências. Um jogo lamentável que só terminará, quando um Governo inconsciente decidir accionar um botão que mudará a face do mundo, tal como o conhecemos hoje.
Não seria bem mais proveitoso para a Coreia do Norte, desenvolver políticas que permitam combater a fome que afecta larga faixa da sua população?

Comments:
È lamentável os valores gastos deste paises em armamento!

Como é possivel!?

Paises subdesenvolvidos tem orçamentos brutais utilizados somente em politicas de guerra e defesa!

Bjks da Matilde
 
É que a fome, Meu Caro Visconde, está a ser utilizada como arma poítica, contra as populações menos afectas ao regime. A China tem protegido a Coreia, mas sem influir demasiado nela. Penso que a solução "internacionalista" para o problema, aquela que prescinda da substituição do Sr. Kim, passa por dar carta branca para Pequim intervir lá. Pouco se perde, que bomba já esses têm.
Abraço.
 
Olá Visconde! Ora aí está: em vez de desperdiçarem biliões em energia nuclear porque é que não utilizam esse dinheiro para matar a fome da população. Vi uma vez um documentário sobre a Coreia do Norte e fiquei impressionada: cidades novas, mas fantasmas e as pessoas nas aldeias a morrerem à fome.
Uma vénia!
 
Boa semana enjoy it
 
Poderá por certo ser isso mesmo. Um dia alguém se lembra de accionar o botão e mais ninguém por cá ficará para contar a história.
 
Estes politicos que se lembrem que depois não há botão de "undo"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?