05 setembro, 2006

 

Os Donos do Estado


No mês transacto, escrevi aqui sobre as eleições no Brasil que se realizam no próximo dia 1 de Outubro. Hoje torno a essa temática, não para vos falar novamente sobre a eleição presidencial, mas sim com o intuito de abordar a eleição para os cargos estaduais de âmbito regional que também irão a votos nesse mesmo dia.
Tenho acompanhado com atenção os tempos de antena locais e agora tenho noção exacta de alguns factores que determinam o atraso no desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Só poderei analisar, com maior exactidão o estado do Rio Grande do Norte onde moro, mas calculo que nos restantes estados da região a situação seja semelhante.

Tudo me leva a crer que a antiga época do coroneis das fazendas popularizados pelas telenovelas, ainda não foi totalmente ultrapassada neste cantinho do Brasil, onde o poder político se tem regido de modo quase feudal. É claramente evidente que algumas cidades e a própria cúpula do estado têm sido dominadas por clãs familiares que se eternizam em seus cargos. As principais coligações políticas ostentam várias pessoas da mesma família, sendo curioso verificar que o testemunho tende a ser passado de pais para filhos, não existindo deste modo qualquer renovação de ideias e novos projectos, num processo que me parece pouco democrático se tivermos em linha de conta os parâmetros europeus.
Outro dado interessante, é que no Brasil pouca importância se dá aos partidos políticos, existindo um culto da personalidade que relega para segundo plano discussões ideológicas e a eterna dicotomia esquerda-direita.

Mais preocupante ainda, será verificar que não existem muitas alternativas credíveis para mudar esta situação. É constrangedor, o vazio de ideias de grande parte dos candidatos locais, limitando-se muitos deles a debitar unicamente o seu nome e os algarismos que os eleitores deverão depositar na urna electrónica.
Também não entendo muito bem, os objectivos de certas facções políticas que enveredam por uma campanha de tipo humorístico. Nesta área existem dois partidos - PTC e PSL - que se especializaram na criação de personagens bizarras, desde um candidato a governador que faz promessas utópicas, um outro que se veste de sheik árabe e até mesmo um septuagenário que surge diante das câmaras mascarado de super-herói. Estes candidatos nem sequer poderão galvanizar o designado voto de protesto, dadas as figuras absolutamente ridículas que protagonizam.

Existe uma única força política no estado que merece o meu reconhecimento. Trata-se da Coligação Novo Tempo (PSDB-PV) que apresenta como figura de proa, o senador Geraldo Melo que em Março de 1987 tomou posse do Governo do estado, colocando um ponto final ao domínio de doze anos consecutivos do grupo dos Maias no poder. O seu mandato foi voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, baseado no grande conhecimento que ele tinha das condições e problemas do estado. Entre as realizações do seu governo, asfaltou quilómetros de estradas estaduais e promoveu bastante o sector turístico que, hoje é responsável por cerca de 45% do PIB do estado, empregando 20% da sua população.

Geraldo Melo que nestas eleições se viu atraiçoado por antigoa aliados políticos, uniu as suas forças ao PV que presentemente é uma lufada de ar fresco no espectro partidário local. A sua figura principal, Micarla candidata-se ao cargo de deputada estadual.É filha de Carlos Alberto, um dos nomes maiores da comunicação social deste estado, actualmente vice-prefeita de Natal e administradora da TV Ponta Negra, dinamizando importantes projectos sociais em prole das populações desfavorecidas, residentes na zona norte da cidade, onde se destaca a criação de diversas cooperativas de trabalho femininas que permitem o sustento de mulheres pobres, sem necessidade de saírem das suas comunidades e podendo ter os filhos por perto. Esta jovem de fibra e o seu partido também têm travado uma dura batalha em defesa do património paisagístico da cidade que se encontra ameaçado por fortes interesses imobiliários.

As sondagens evidenciam que a luta está acirrada e que muita coisa poderá mudar até dia 1 de Outubro a nível estadual.
Contudo, espero que o futuro do Rio Grande do Norte pleno de potencialidades tenha tonalidades de verde esperança...

http://www.micarla43007.can.br/

Comments:
Um País com tanta riqueza e muita miseria...uns com tudo outros com nada...

http://maistopas.blogspot.com/
 
Nem aqui o Caríssimo Visconde se livra do sportinguismo!
Abraço.
 
Se é competente ou não não sei, mas a senhora é muito bonita. Se por aqui existissem exemplares desses, o interesse pela vida partidário aumentava consideravelmente.:)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?