23 setembro, 2006

 

O Brasil eleitoral visto por um estrangeiro

Esta foi mais uma semana agitada no Brasil político. A história já se conhece. Vários colaboradores próximos ao presidente Lula da Silva foram detidos, na posse de elevada quantia em dinheiro vivo para aquisição de provas incriminatórias contra adversários políticos. O principal alvo seria José Serra, candidato pelo PSDB ao governo do Estado de São Paulo, alegando o suposto envolvimento do político tucano na aquisição de ambulâncias de forma irregular ainda durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Mais uma vez, Lula não sabe nem viu nada, exigindo apenas como lhe cumpre, uma rigorosa investigação do caso e punição dos responsáveis pelas ilegalidades. Tudo isto me leva a pensar que Lula é um completo idiota que não sabe escolher os seus parceiros, ou então, pretende escamotear uma vez mais uma situação duvidosa do seu Governo. E desta feita, custa-me seriamente a acreditar na sua inocência, visto que um dos detidos era seu assessor directo, pago com dinheiro do Estado e cujo gabinete no Palácio do Planalto é bem próximo ao do presidente. Resta-nos aguardar o desenlace deste Watergate dos trópicos...

Mais anecreditável ainda é, verificar que todos estes sucessivos escândalos políticos em nada abalam a popularidade do presidente Lula junto do eleitorado. As sondagens desta semana revelam-se uma vez mais, largamente favoráveis ao candidato do PT.
Pessoalmente, já não tenho esperanças que Geraldo Alckmin consiga contrariar a presente tendência de voto e, duvido mesmo que obrigue Lula a disputar uma segunda volta eleitoral. È visível apenas, uma ligeira subida percentual de Alckmin junto das classes com maior nível de escolaridade e índices de rendimento mais elevado. No entanto, não podemos esquecer que a grande massa eleitoral do Brasil é constituída por pessoas que vivem no limiar da pobreza, com pouca instrução e sem qualquer tipo de espírito crítico. No seu imaginário, Lula da Silva nunca deixará de ser o seu digno representante no Poder e temem perder as pequenas regalias obtidas durante o seu mandato. A existência do mensalão, máfia das sanguessugas ou ambulâncias, dossier Serra, CPIs ou até mesmo a corrupção estadual e municipal, pouco significam para estes estratos populacionais. Entendm-nas como as negociatas dos poderosos que aceitam com passividade desde que lhes sobrem algumas esmolas no final do mês.

Como estreangeiro residente no Nordeste do Brasil, assisto diariamente a situações de pobreza que me indignam. O fosso entre ricos e pobres nesta região, ainda é mais evidente e mesmo eu, acabo por me inserir numa classe social previligiada. Possuir uma casa própria, ter acesso a uma saúde condigna e praticar uma alimentação com valor nutritivo, são ainda sonhos para uma larga fatia da população local. Esta terra proporcionou-me uma das maiores lições de vida, aprendendo a ser feliz com o que tenho e respeitando mais o próximo. Consegui libertar-me de alguns vícios pequeno-burgueses da Europa, preenchi alguns vazios da minha existência e ainda me comovo com a alegria de um povo que é feliz com tão pouco.

Não adianta falar de desenvolvimento no Brasil, esquecendo a base primordial que é a Educação. Infelizmente, o ensino público brasileiro é precário e o acesso aos colégios particulares é apenas acessível a uma minoria, tornando-se desta forma a ascensão social uma tarefa quase imposível. As actuais elites, são os filhos das elites de outrora e, tudo indica que esta situação se perpetuará por mais umas décadas. A educação verdadeira mente democrática é o grande desafio do Brasil contemporâneo. E quando falo em Educação, não me refiro apenas a escolaridade, já que também existem graves lacunas de formação cívica e social. È urgente, uma reformulação das políticas de natalidade e educação sexual do país. Não é admissível, nesta época que vivemos, existirem famílias de baixos recuros com cinco ou seis filhos para sustentar e um elevado índice de gravidez na adolescência. Também são necessários esforços mais eficazes, para apoiar as famílias mais carentes que desistimulem o andono escolar. Só desta forma será possível acabar com o espírito de subsídio-dependência, estimular a livre iniciativa e dotar o país com melhores recursos humanos.
O desenvolvimento económico do Brasil, tem que caminhar a par e passo com a Educação senão corre-se o risco de se criarem maiores disparidades sociais, criando fenómenos de exclusão que, a breve trecho se transformam em criminalidade.

Creio que me dispersei um pouco nas minhas considerações sobre oBrasil, ou pelo menos, da realidade que me é mais próxima. Apesar de tudo, creio que desta forma será mais fácil para vocês que estão na Europa, poderem compreender a base social que irá reeleger Lula da Silva para mais um mandato presidencial. No fundo, até poderemos coinsiderar este fenómeno desculpável. Nem todos tiveram a sorte de ter uma formação universitária como nós, de viver em casas confortáveis, de ter empregadas domésticas e ter comida na mesa todos os dias.
De qualquer modo, obrigado Brasil! Fizeste-me crescer e ver a vida com outros olhos. Um país que se estranha e que mais se entranha, apesar de todas as dificuldades.

Comments:
Em Portugal ja há probs suficientes, por isso, o dos outros países e, ainda por cima, políticos, só sei por alto... bj
 
É por ter conhecimento do que se passa noutros lados que agradeço todos os dias tudo o que tenho e que tenho tido oportunidade de conquistar.

Bjo
 
Como referes e bem "a grande massa eleitoral do Brasil é constituída por pessoas que vivem no limiar da pobreza, com pouca instrução e sem qualquer tipo de espírito crítico"

Logo estes e todos os casos de corrupção não levados em consideração e nem sequer são importantes para as suas vidas diarias ...!

Apesar de contribuirem para o progresso ou retrocesso do Pais ...

É natural, que tu como um "outsider" tenhas outra visão mais critica e natural destas situações ...!

Uma Boa Semana!
Bjks da matilde
 
Pena que essa informacao toda nao chegue ao Brasil profundo. Provavelmente só sabem da existencia de Lula pelas fotos da ultima plastica que fez para conquistar mais votos. E quem não quer um presidente jovem???
 
Vejo que o português mantém essa capacidade única de adaptação aos trópicos que nenhum outro povo possui.
Saudações da Jamba!
 
Meu Caro Visconde:
Penso que no que diz está tudo: Lula convenceu o Povão que é um deles e as gentes acham que sendo, de alguma forma, eles a roubar está tudo bem.
Abraço.
 
Qd visitei o Brasil, há já alguns anos, quando elogiava as suas maravilhas aos locais, quase sempre acabávamos por falar do problema da corrupção. Um deles disse-me algo que nunca esqueci: "É um país tão lindo que, se lhe retirassem os políticos virava perfeito e isso, não tem graça!"
Ainda assim dou graças por este cantinho especial chamado Portugal. Quanto mais viajo mais amo o meu país!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?