26 setembro, 2006

 

Futebol de Leste


Sempre tive uma simpatia especial pelas equipas do Leste europeu. Lembro-me que desde criança, torcia para que calhassem estas equipas ao meu Sporting por ocasião dos sorteios da UEFA. No final da década de 80, clubes como Steaua de Bucareste, Dínamo de Kiev, Torpedo de Moscovo, Ferecvaros, CSKA Sofia ou Estrela Vermelha de Belgrado povoavam o meu imaginário futebolístico. Os jogos ainda disputados além da Cortina de Ferro, campos cobertos de neve, jogadores com nome impronunciáveis e estádios com um ambiente infernal fazem ainda parte das minhas memórias púberes.

O declínio destes clubes sucedeu após a queda do Muro de Berlim. Consequentemente as regras do mercado aberto invadiram o mundo do futebol e, grande parte dos astros do futebol do leste passaram a actuar na Europa Ocidental.

Amanhã, o Sporting desloca-se à mítica cidade de Moscovo para disputar a segunda jornada da Liga dos campeões, frente ao Spartak. O futebol russo vive tempos de mudança e creio que a médio prazo terão um dos campeonatos mais competitivos do mundo, graças à boa saúde financeira dos seus obscuros dirigentes.

Esta partida servirá para revisitar o meu imaginário, embora a situação a do Leste europeu se tenha modificado profundamente. Estou confiante numa vitória leonina, mas depois do balde de água fria imposto pelo CSKA de Moscovo em 2005, já não digo nada... Pensando melhor, talvez um empate não seja assim tão mau!

Comments:
Olá Visconde! Que empate que nada! É ganhar, é ganhar!!
Vénias!
 
Olá Pedro!
Eu alinho pelo mesmo diapasão. O meu prognóstico aponta para um 0-0 em Moscovo.
Bjo
 
Olá Visconde

Pois, para mim quando se fala de Moscovo, apenas me interessa a Cidade em si, bela como tive a oportunidade de conhecer...

Quanto ao jogo, concordo contigo, um empate.
Beijos ternos.
 
Outra seria a ambição do Caríssimo Visconde, se não tivesse o estômago aconchegadinho da vitória contra o Inter...
Ab.
 
Pedro,

Um empate era optimo!
O nosso Sporting não tem tido alcançado grandes resultados com os senhores de Moscovo!

Força Sporting ...
Allez, Sporting, Allez!

Bjks da Matilde
 
O CSKA é de outra dimensão no panorama futebolistico russo, está para a Rússia como o Dinamo de Kiev esteve aqui à quatro ou cinco anos para a Ucrânia. Esse Spartak não tem nada a ver, é sem dúvida a equipa mais fraca do grupo do Sporting, e qualquer resultado que não seja a vitória é um mau resultado se as ambições do Sporting são passar aos oitavos de final.

Um Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?