15 setembro, 2006

 

Com amigos destes...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi novamente surpreendido por uma decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, desta vez confiscando as instalações e o fluxo de caixa das refinarias da Petrobras boliviana. Em Maio ele já surpreendera o governo brasileiro ao nacionalizar as reservas de gás de seu país e colocar tropas do exército na porta da refinaria. Agora, ao tomar as refinarias, Evo rompeu uma espécie de acordo pré-eleitoral que havia feito com Lula.

Na realidade, estas medidas afectarão muito pouco a Petrobras já que apenas 3% da sua produção de petróleo provém da Bolívia, embora na área de abastecimento de gás natural as coisas se possam complicar um pouco mais.
O que importa salientar é, que uma vez mais Lula da Silva coloca os interesses partidários e ideológicos acima dos interesses nacionais. O presidente da Bolívia, Evo Morales, é um antigo companheiro de Lula nas lutas de esquerda na Amércia Latina, o que levou o Governo brasileiro a pensar que teria um estatuto previligiado e que os seus interesses nesse país nunca seriam ameaçados.

Contudo, é evidente o embaraço de Lula da Silva quando tem que prestar esclarecimentos à população sobre a situação que se desenrola no país vizinho, optando por uma passividade impressionante quando está em causa o abastecimento energético de indústrias vitais para o Brasil que empregam milhares de pessoas.
Por outro lado, também me impressiona a capacidade que alguns Governos têm em dar tiros no seu próprio pé. A Bolívia é um país pobre e altamente dependente do investimento estrangeiro para gerar riqueza. Ora, se o Governo boliviano toma posições destas face a países que alinham pelo mesmo diapasão ideológico, o que se poderá esperar em relação a investidores de outros países? É espantoso, o esforço que a esquerda sul-americana faz para afundar o seu próprio continente...

Comments:
Mas veja bem:
O bicho marítimo estende os seus tentáculos ao eleitorado da Direita, fazendo-se opositor duma Esquerda populista vizinha. E o pretenso Índio livrou-se de um ministro reguila no sector energético. Depois das eleições estarão outra vez aos abraços.
Que é o que Lhe envio, sem eleições.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?