08 agosto, 2006

 

UNITA


A UNITA, acrónimo de União Nacional para a Independência Total de Angola foi inicialmente um partido armado que lutou contra o colonialismo português em Angola. Depois da independência deste país africano, passou à guerra de resistência contra o neo colonialismo russo-cubano que associavam aos marxistas do MPLA. Foi liderada durante mais de trinta anos por Jonas Savimbi. Durante um período de tempo, parecia ser a alternativa ideal para liderar o governo angolano mas acabou por se dispersar devido às posições extremadas de Savimbi, acabando por ser co-responsável pela guerra civil que assolou o país durante vários anos. Após a morte do seu líder, a UNITA tornou-se num partido civil e abandonou a luta armada.

A UNITA em Portugal, promoveu uma homenagem ao seu líder no sábado passado, no Hotel Príncipe em Lisboa, numa jornada de reflexão aobre a personalidade do fundador do maior partido da oposição em Angola.
Aqui no Condado, fazemos votos que a UNITA trilhe o rumo do sucesso, desempenhando o papel de uma oposição credível, passando a ter um papel mais determinante no futuro de Angola.
Eis a trancrição do comunicado do delegado da UNITA junto da comunidade angolana em Portugal, Dr. Ruben Sicato:

«Se estivesse vivo, o Dr. Jonas Malheiro Savimbi completaria amanhã, 3 de Agosto de 2006, 72 anos de idade. A sua vida de combatente destemido na defesa dos ideais de uma Angola mais digna não permitiu que assim acontecesse, pelo que a 22 de Fevereiro de 2002 foi morto em combate nas matas do leste angolano pelas forças governamentais. Para celebrar esta data, às 18H00 do dia 5 de Agosto de 2006, os militantes e simpatizantes da UNITA em Portugal, vão se reunir no Hotel Príncipe, situado na Avenida Duque de Ávila, 201, em Lisboa, numa jornada de reflexão sobre a personalidade do fundador do maior partido da oposição. Os homens que marcaram a História continuam a ser uma referência para os seus países, mesmo depois da sua morte. E ninguém duvida que Jonas Savimbi mudou o curso da História em Angola.
Lisboa, 2 de Agosto de 2006
O Delegado da UNITA junto da Comunidade Angolana em Portugal Dr. Ruben Sicato»

Comments:
Uma justa homenagem a Jonas Savimbi que combateu pela liberdade no meu país! Cometeu alguns erros, mas todos os grandes homens o fizeram no passado...
Viva Angola!
Viva Portugal!
Viva o Condado!
 
Graças a Deus está morto!
Viveu demais!
Cometeu atrocidades e atos terroristas demais!
E olhem a que nível chegamos!
Em Portugal os inimigos festejam!
Morte a TODOS os turras e abraça-terroristas!
 
Os Estados Unidos no seu melhor? na...não acho...! ao fim de tantos anos...um Homem só vira Herói se morrer, sobretudo se morrer de arma na mão..no minímo deram-lhe uma morte heróica...! Terá sido assim? Ah a História...só a Histórias o poderá alguma dia e alguma vez dizer...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?