25 agosto, 2006

 

Manual de Direita


Enquanto a esquerda é bem conhecida, quer através dos seus próprios partidários, quer através das obras ou estudos sobre a sua ideologia e a sua política, a direita é bastante ignorada e, quando referida, é-o geralmente na visão caricatural dos seus adversários.
Este livro pretende, em termos de história das ideias e da prática política no nosso século, em Portugal e na Europa, traçar as bases fundamentais das ideias do pensamento e dos regimes políticos das diversas "famílias espirituais" que se consideram na área da direita.
Jaime Nogueira Pinto

Aproveitando o facto de ter feito a transcrição do artigo de opinião da sua esposa, faço-vos aqui uma sugestão de leitura de um autor que pessoalmente considero um dos principais pensadores do campo da direita nacionalista em Portugal. O livro foi inicialmente editado em 1996 e alguns dos seus capítulos acabam por estar um pouco datados no tempo, mas mesmo assim será uma óptima leitura para todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre a história das várias famílias de direita. A linguagem utilizada é bastante simples, e poderíamos mesmo afirmar que estamos perante um manual didáctico de direita para principiantes.
Ainda hoje sinto falta das aulas que tive na universidade com Jaime Nogueira Pinto, que juntamente com António Marques Bessa foram os meus mestres ideológicos e políticos.

A Direita e as Direitas - Jaime Nogueira Pinto; Difel (1996)

Comments:
deixem-se dessas tretas de direita, nacionalismo, monarquia, império colonial! Isso é passado!
O futuro está nas novas correntes de esquerda. BE sempre!!!
Casal do Marco rules!
 
Bem me parecia,´que já tinha lido isto em qualquer lado....
 
Isto parece-me bem o Dr Jaime Nogueira Pinto escreve escorreito, tem capaciade de argumentação, bem fitrada, intelectual, mas não erudito, inteligente, sensível, Agora querem torna-lo ideólogo da Direita?
Já agora perguntem-lhe porque é que ele teve de "fugir" de Angola" que ele perde a fleuma e dispara
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?