23 agosto, 2006

 

Armada africana


Para já é apenas um "risco", mas as autoridades portuguesas admitem que a vaga de imigrantes africanos que têm aportado às Canárias e a outros pontos da Europa mediterrânica possa deslocar-se para Portugal. Essa ameaça, que incide sobretudo na Madeira e no Algarve, já levou os ministérios da Defesa e da Administração Interna a agir, preparando um plano de contingência.
As autoridades portuguesas ponderam a possibilidade de fenómenos como os que têm ocorrido nas Canárias e no Sul de Espanha, onde chegaram milhares de imigrantes ilegais africanos nas últimas semanas, poderem vir a ocorrer em território nacional.

in Público (22/08/2006)

A corveta da marinha de Guerra portuguesa, Baptista de Andrade, iniciou na segunda-feira, no mar de Cabo Verde, uma missão de 45 dias de combate à imigração ilegal para a Europa.
Na ocasião a ministra da Defesa de Cabo Verde, Cristina Fontes Lima, salientou a importância da presença do navio português nas águas do arquipélago para o arranque de uma nova fase de controlo do espaço marítimo nacional com uma fiscalização sistemática que será realizada com o apoio dos EUA, França e Espanha. As intervenções serão da responsabilidade das autoridades nacionais que, para o efeito, terão a bordo elementos da Guarda-Costeira e SEF.

Situado a cerca de 600km do Senegal e a distância semelhante das Canárias, o território de Cabo Verde tem sido utilizado como plataforma de passagem para a Europa, principalmente pela acção das máfias nigerianas que controlam o negócio da imigração ilegal.
Ora aqui está uma função de extrema importância para as nossas Forças Armadas que serão muito mais úteis neste tipo de funções do que no conflito do Médio Oriente distante dos interesses geoestratégicos de Portugal.
Mas já agora...Que tipo de imigrante ilegal procura ainda um Eldorado no nosso país!? Decerto que anda alheado da realidade dos factos.

Comments:
Meu Caro Visconde:
Creio que até nas terras de partida desses desgraçados se sabe que este lado da fronteira não preenche os requisitos de Eldorado, para valer a pena. O grande risco reside apenas em que o Governo Espanhol comece a desenvolver uma oposição mais eficaz a estes fluxos e que os nautas africanos se contentem em caçar com gato em vez de com cão.
Abraço.
 
QUE TIPO DE EMIGRANTES...?Mas isto não são emigrantes. São antes foragidos do inferno...Como exemplo sem exagero: Os cães abandonados nas ruas, têm melhores prespectivas que essa gente na terra deles. O que eles fazem é uma atitude politica muito séria que a europa não capta, como não captou a propria irresponsabilidade das falsas independencias de há 40 anos e dos tiranos que apoiou...Alguem lutou contra isso, mas era "orgulhosamente só" e caiu da cadeira. Antonio rosinha
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?