22 julho, 2006

 

Teoria da Conspiração !?

Alguém ainda se recorda de Alfredo Pequito? O ex-delegado de informação médica, magro e com cara de Conde Drácula?

Para os mais esquecidos, gostaria de elaborar uma pequena retrospectiva deste caso com contornos enigmáticos. Em Fevereiro de 2006, Alfredo Pequito foi despedido da Bayer, multinacional farmacêutica alemã. Desde então, ele embarcou numa virtiginosa luta para desmascarar o lado obscuro deste negócio milionário. Passou desde então, a denunciar alegados casos de corrupção envolvendo uma lista de 2500 médicos que teriam recebido bens em troca de prescrições de medicamentos da marca.

No ano seguinte, tiveram início as primeiras denúncias e deram origem a uma série de processos contra médicos. Pequito queixa-se de receber, ele e a família, diversas ameaças de morte e de ter sido esfaqueado nas traseiras da casa de sua mãe.

A 13 de Outubro de 1999, dá entrada no Tribunal de Trabalho de Lisboa uma acção de impugnação do despedimento pela Bayer.
Em Junho de 2000, Alfredo Pequito terá sido alegadamente esfaqueado na cara seguido de outras agressões de vários tipos.
No final de 2001, processa a Bayer por difamação caluniosa. Em Outubro de 2003, foi ao Tribunal de Trabalho tentar impugnar o seu despedimento e reclamar uma indemnização de 65 mil euros por ter sido obrigado a abandonar a empresa "sob coacção". Imputa à Bayer, a prática de crimes de corrupção, que a empresa nega.

A partir de 2003, o caso mais parece uma peça de teatro, com características de tragicomédia, arquitectada como tudo indica pelo próprio Alfredo Pequito. Nesta época, o seu advogado Garcia Pereira começa a receber chamadas telefónicas ameaçadoras no seu escritório. Curioso é que a grande maioria ocorria na véspera das audições judiciais.

Depois de largos meses de investigação de eventuais crimes de ameaças e injúrias que terão sido proferidas pelo telefone contra o advogado Garcia Pereira e o seu cliente Alfredo Pequito, a Brigada de Investigação Criminal (BIC) da PSP reuniu provas materiais e testemunhas para indiciar Pequito como autor das próprias ameaças que denunciou e alegou ter sido vítima.
A BIC chegou à conclusão que a maioria das chamadas era feita em cabines públicas situadas no Olivais Shopping e C.C. Vasco da Gama, em Lisboa, nas proximidades do bairro onde Pequito reside - Olivais.

O relatório do BIC descreve outras situações protagonizadas pelo ex-delegado. Uma delas diz respeito à intrusão de dois indivíduos no quintal da casa de sua mãe, que o teriam ameaçado com uma arma e vandalizado o seu automóvel. O SIS, que possuía uma delegação junto ao local com uma viatura equipada com videovigilância, não registou absolutamente nada de anormal.
Pequito chegava ao ponto de dispensar os seus guarda-costas para, minutos depois, fazer os telefonemas.
Na sequência da audição de mais de 2000 sessões relativas aos números de telefone usados, os investigadores garantem que se trata da voz de Alfredo Pequito a imitar, de forma grosseira, a pronúncia africana.
Em 2005, Pequito perde esta luta em tribunal e é despedido por justa causa pela multinacional Bayer.

Agora eu questiono...Realidade ou fantasia!?
Todos nós sabemos que existem práticas muito duvidosas entre os delegados de informação médica e médicos. Quantas viagens são oferecidas pelos laboratórios farmacêuticos como ofertas de cortesia? Tantos congressos médicos em Varadero ou Natal? Muito suspeito sem sombra de dúvidas...

A bem da verdade, diga-se que até então nenhum profissional da indústria farmacêutica tinha denunciado estas práticas em Portugal. Também será óbvio, que estas enormes corporações multinacionais iriam tentar encobrir a todo o custo estas situações.
A indústria farmacêutica gera biliões por ano e tem um poder imenso no universo dos negócios. Timídamente em todo o mundo, vão sendo denunciadas algumas práticas nocivas destes senhores. Casos de experiências químicas em cobaias humanas no Terceiro Mundo, venda de medicamentos fora da validade e com preços exorbitantes nessas regiões e efeitos colaterais de alguns medicamentos, que são escamoteados em publicações médicas por clínicos manipulados.

Um pequeno exemplo...Vocês sabiam que os medicamentos para tratamento da malária têm 30 anos? Porque nunca foram aperfeiçoadas novas fórmulas? Talvez porque nos países desenvolvidos onde residem os accionistas destas empresas, os focos de malária sejam inexistentes.
Que raio de indústria é esta? Estarão preocupados com a saúde planetária ou com o poderoso Deus lucro?

Alfredo Pequito poderá ter cometido vários erros ao longo destes anos, mas tratou-se de uma luta desigual. A caminhada solitária de um homem contra um dos mais poderosos lobbies mundiais claramente integrado, no que se designa por sistema. Creio que Pequito, já teria a sua sanidade mental claramente afectada nos últimos anos do processo, facto que o prejudicou gravemente em termos de crediblidade pública. Muitas verdades, algumas mentiras...
Parece que em tempos, uns norte-americanos de Hollywood o procuraram porque estavam interessados na sua história para escrever um guião para cinema. E olhem que dava um grande filme!

Para quem se interessa por estes mistérios da indústia farmacêutica aconselho a visita destes dois sites:
http://www.boletinfarmacos.org/012002/etica_y_medicamentos.htm

http://www.corporatewatch.org/?lid=200

Comments:
Texto ousado sobre uma temática que deveria ter mais atenção de todos nós. Aqui está um exemplo da independência dos blogs.
Parabéns!
 
acompanhei mais ou menos o caso do Pequito, mas curiosamente acho que deixei de acompanhr na altura em que pelos vistos se descubriu que era ele que fazia as próprias denúncias. Nem sei que te diga, mas ele h+á com cada aldrabão
 
Texto pertinente e que poucos ousam escrever! Eu já fui delegado de informação médica e tinha nojo do que fazia. Eu estava em início de carreira, sentia-me pressionado pelos resultados e tinha uns cabrõezinhos de um doutorecos que diziam:"Você sabe como é...casei faz pouco tempo e preciso de mobilar a casa!" Profissão nobre?
Quem interfere nos interesses destas indústrias nunca se sai bem e Pequito foi trucidado pela grande de máquina.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Estou consciente que existem negócios estranhos na industria farmacêutica, mas esta história é digna de um filme....
 
N fzia ideia.... ainda bem q me elucidaste. bj
 
o "final "desta história foi bastante estranha, mas de facto a luta era um David contra um Golias, e o próprio Garcia Pereira também estranhamento deixou-se envolver neste estranho final, sem grande reacção.Quanto ao "sistema" aí está a funcionar em pleno.
 
best regards, nice info
» » »
 
Best regards from NY! » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?