06 julho, 2006

 

Ópio do Povo

"Esta equipa deixou o país em suspenso..." - José Sócrates, Jornal das 24-RTP1, 06-07-2006

Esta frase proferida pelo Primeiro Ministro, em Munique após o jogo da selecção nacional espelha na perfeição o estado da nação.

Desde 1998, verifico que existe uma grande preocupação dos governos em criarem ou estimularem eventos de grande porte para entusiasmar a população. Tudo teve início com o megalómano projecto da Expo 98, depois mais tarde veio a euforia do Euro 2004 e agora tivémos o Mundial 2006.

È de grande utilidade ideológica, o estímulo criado por estes eventos que deixam o povo distanciado dos problemas crescentes no país. O que se seguirá? Talvez a inauguração de mais um mega-shopping algures em Montalegre? Creio que ainda não...o Verão está aí e há que propagandear os reforços futebolísticos dos três grandes ou difundir as imagens das férias de sonho da Lili Caneças ou Cinha Jardim.

Basta de querer transmitir a imagem de uma grandeza fictícia e estimular sentimentos de novo-riquismo estéril. Será que na hora do jogo, alguém se lembrou dos desempregados da fábrica da Opel da Azambuja? Decerto, que esses não terão direito ás suas férias de sonho em Angra dos Reis ou ilhas gregas...

É óbvio que a culpa de tudo isto, não é exclusivo dos nossos governantes e comunicação social. A inteligência e o espírito de reflexão do povo português encontra-se adormecido. Dá menos trabalho engolir todo este folclore festivo ao invés de pensar no bem estar comum.
Já repararam que assistimos a uma abrasileirização da nossa sociedade? Já temos o futebol, o Rock in Rio, só nos falta mesmo samba no pé!

Comments:
Caro Visconde Cunháu,

Bem observado.

A abrasileirização já começou há algum tempo, infelizmente. Por exemplo: os nomes próprios e as novelas... há faixas etárias onde se pode saber qual a novela brasileira da moda pelos nomes próprios !
E depois há aquela coisa do carnaval ‘português’ cheio de samba e roupinha reduzida em pleno fevereiro... faço sempre força para que chova e esteja um frio ‘de rachar’ !!

“A inteligência e o espírito de reflexão do povo português encontra-se adormecido.”
É isso que me torna num nacionalista-péssimista...
Cada vez mais, a incapacidade de sacudir este pó de esquerda misturado com pólen estéril liberal, que tudo quer cobrir, parece aumentar no portugueses. ( com minúsculas porque não merecem ser chamados de Portugueses)

Cumprimentos.
 
Queria ter ganho ontem. Mesmo que perdesse na final. Não me interessa se já só nos falta o samba.... não me interessa que sejamos o "patinho feio" ou que não tenhamos o poder económico que renda à FIFA e à UEFA que cheguemos à final. Queria ter ganho ontem, aquele jogo, e poder jogar Domingo, a final. Acho que todos os portugueses mereciam. Depois do sucesso da Expo 98, depois do sucesso em termos de organização e mesmo em termos de recepção dos portugueses "arruaceiros e violentos" no Euro 2004. Queria ter ganho ontem. Mas não ganhámos.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
A constatação de que os resultados de uma equipa de futebol, provocou uma manifestação colectiva de alegria, em pessoas que no seu dia a dia , tem muitos problemas por resolver, faz com que eu não sendo um grande adepto da coisa futebolistica, seja obrigado a verificar que as pessoas à minha volta nos dia que andavam “anestesiadas” com os resultados da selecção Nacional na Alemanha, andavam mais alegres , e o País envolvido em bandeiras estava ele também diferente.
È evidente que a realidade do nosso dia a dia, tem ela própria que ser alterada para que possa tornar as pessoas mais felizes, e com mais gosto de viver neste Portugal. Quando os emigrantes na Alemanha e em França rejubilam, por ver e estar perto dos seus “herois”, isso faz-me pensar na importância destas pequenas coisas que tem , na vida de um grande número de pessoas.
E se as grandes matérias, fundamentais para o rumo das sociedades, são caracterizadas para o comum dos portugueses, por passar a ter mais sacrificios , mais dificuldades, começo a considerar que o”circo”, é positivo para melhorar um pouco a autoestima do país
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?