27 julho, 2006

 

Memórias televisivas


Macau, 1999...à beira da transferência para a administração chinesa.

Em Macau, Lisboa e na China vivem-se os tempos do final do império português. São três perspectivas diversas sobre o mesmo acontecimento que condicionam o presente e o futuro das diversas comunidades de Macau e determinam aí conflitos de interesses, todos enquadrados por uma lógica de contornos difusos, em que, por vezes se torna difícil a distinção entre o bem e o mal.
Universo místico, horizonte da aventura ainda possível...Macau exercia sobre parte da sociedade portuguesa o fascínio do exotismo, onde tudo parecia possível, inclusive a oportunidade de um novo começo de vida. È por isso que Rita Carreira voa para Macau. Com 30 anos e após um divórcio, Rita não consegue deixar de se recriminar, projectando a sua insegurança sobre as convicções que sempre a animaram.

Estes eram os elementos, que compunham a base do enredo de Dragão de Fumo, saudosa série transmitida no canal 1 da RTP em 1999.
Esta série, realizada por José Carlos de Oliveira, era a adaptação do livro homónimo, da autoria de João Aguiar. Este escritor português é autor de uma obra prolífera, mas pouco divulgada entre nós. Dragão de Fumo é a continuação de um seu livro anterior, Os Comedores de Pérolas cuja narrativa também se desenrola em Macau, tendo Adriano Carreira (pai de Rita) como personagem principal.
Uma das curiosidades desta série, foi a revelação de Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta como actor. Ele interpreta o papel, de um dos vilões da história e algumas das suas frases ficarão para a posteridade. "Deixem estar, que eu trato da gaja!" :)

Alguém me sabe dizer se esta série foi editada, posteriormente em DVD? Se houver alguma alma caridosa que a queira enderaçar aqui para o Forte, eu agradeço.

Título: Dragão de Fumo
País de Origem: Portugal (1999) - RTP
Realização: José Carlos de Oliveira
Elenco: Cristina Homem de Mello
Afonso de Melo
Amílcar Martins
Adolfo Luxúria Canibal
Rita Amorim
...

Comments:
Olá Pedro! Tudo bem contigo?
Como sabes, vivi 4 anos em Macau (1994/1998) e nunca me irei esquecer desse território fascinante.
Ainda tenho aqui o "Dragão de Fumo" que me ofereceste num aniversário! :
Belo blog! Eu sabia que eras uma grande cabeça! :)
 
Uma bela escolha audiovisual! Desconheço se existe edição em DVD...
 
Ganda Bilogue!!!!
Sim senhora...Adorei!
E sabes que mais? Torno a voltar!
Abracos!



Gracias pela visita
 
pois....
 
Very cool design! Useful information. Go on! »
 
E Por acaso ninguém tem para aí uma cópia em vhs que possa fazer upload?
Isto é mais difícil de encontrar do que o Papa!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?