28 julho, 2006

 

Mais uma emigrante


A notícia de mudança da pianista Maria João Pires para o Brasil, é mais um sintoma de que algo vai mal em Portugal. Distinguida com o Prémio Pessoa em 1989, nos últimos tempos tinha-se dedicado ao Centro Belgais para o Estudo das Artes, localizado no concelho de Castelo Branco, de que era fundadora e dirigente.

Normalmente quem tem ideias inovadoras e bons projectos para o país, acaba por ter que procurar novos rumos além-fronteiras. Cada vez mais somos um país que vive de futebol, baixa política e que se educa através das boçalidades de reality-shows televisivos. Assistimos impávidos e serenos a um embrutecimento da nossa população. Os fenómenos migratórios do passado eram originados no interior do país, onde as populações se viam defrontadas com poucas perspectivas de futuro. Hoje, o fenómeno da emigração parece motivar todos aqueles que se preocupam com a situação real do país e que não têm o seu valor reconhecido na terra que os viu nascer...

Comments:
É um país sem sentido este, o que vivemos!
 
Segue António Damásio, Saramago, Magueijo... Todos fogem de quem não lhes reconhece o mérito. Portugal é hoje um pai que expulsa os bons filhos.

Não aprendemos como são eles que "fazem", de facto, a grandeza das Nações, a glória que fica na História das mesmas. Caminhamos, por isso, para a pequenez, em todos os sentidos.
 
Parece-me que a diáspora em terras do Condado vai continuar a aumentar...
 
Como brasileira, sinto-me honrada em recebê-los. Este país está sempre de portas abertas.
Abraços,
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Terá escolhido bem o pais de acolhimento ...!??

Pelo menos passa umas boas ferias!

BOM FDS!

Bjks da Matilde
 
A diáspora permanente deste povo que nunca olha a distancias para aproximar civilizações...
 
Se qrs q te diga, esta "fuga" da pianista, parece algo sem sentido... mas pronto. tb tens razao qd dzs q os nossos melhores-qq-coisa-em-qq-actividade-q-n-seja-o-futebol, nao sao reconhecidos... bj
 
This is very interesting site... »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?