13 julho, 2006

 

Guerra do Silêncio


Pelo menos 200 pessoas morreram nos atentados de terça-feira que atingiram comboios, estações e metropolitano de Bombaim-India, anunciou ontem o vice-ministro do estado de Maharashtra na assembleia estadual.
As autoridades indianas acreditam que por trás dos atentados está o grupo islâmico paquistanês - LeT, pois o modus operandi, corresponde à forma de actuar deste grupo que luta pela secessão de Caxemira indiana, estado maioritariamente muçulmano.
Mais um triste episódio, no que eu designo por Guerra do Silêncio, que sucede à Guerra Fria dos anos 80. Na actualidade, os conflitos não ocorrem entre nações. As hostilidades ocorrem entre estados soberanos e organizações terroristas transnacionais, com lideranças mais ou menos anónimas.
Creio que dentro de alguns anos, este novo período da história que vivemos irá ocasionar uma nova ordem mundial, que ditará o fim do predomínio dos EUA no cenário mundial. Eles próprios compraram uma Guerra no Iraque, que são incapazes de gerir e que originam gastos astronómicos. Ainda me recordo, que um dos factores do declínio da ex-URSS foi precisamente uma longa guerra no Afeganistão, e parece que mais uma vez a história se repete para os lados do Tio Sam.
Este grave atentado ocorreu na India. Agora comparem o alarido da imprensa internacional, comparativamente com os atentados que ocorreram em Nova Iorque, Madrid e Londres...

Comments:
Put the english version, please!
 
Boa análise! Mas parece que passou ao lado... :(
 
Keep up the good work »
 
Where did you find it? Interesting read » » »
 
best regards, nice info » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?