19 junho, 2006

 

Mais uma vez Timor-Leste


Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizaram no passado domingo uma reunião extraordinária em Lisboa para analisar a crise político-militar em Timor-Leste.
A crise no território agravou-se em finais de Abril depois de uma intervenção das forças armadas timorenses durante uma manifestação em Díli de cerca de 600 ex-militares dispensados pelo governo timorense.
Nas semanas seguintes grupos armados envolveram-se em confrontos em Díli e seus arredores, numa onda de violência que provocou mais de duas dezenas de mortos e cerca de 130 mil deslocados.
A incapacidade na resolução dos problemas levou as autoridades timorenses a solicitar auxílio militar internacional para restabelecer a ordem, e actualmente estão estacionados em Timor-Leste cerca de 2000 militares e polícias da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal.
Na reunião de ontem da CPLP, ficou decidido o envio de uma delegação desta organização para avaliar a situação no terreno e a possibilidade de envio de mais tropas destes países. Existirá também uma maior pressão diplomática dos países lusófonos, junto da ONU com o objectivo de encontrar uma solução mais célere para esta crise.
Esta é uma das raras vezes em que eu vejo uma acção efectiva da CPLP que poderia e deveria ter um peso maior no cenário político mundial. Já era sem tempo porque estão á vista as pretensões neocoloniais da Austrália que tem assumido o protagonismo na intervenção militar em Timor-Leste. Geralmente o petróleo gera muita caridade... :)

Comments:
Admirei a actitude dos jogadores da Selecção portuguesa que, antes da conferencia de imprensa pós jogo, ergueram uma chamada de atenção ao que esta a acontecer em Timor Leste.

*
 
" A morte nada tem que deva intimidar um coração bem formado; alguns anos a mais ou a menos neste mundo são bem pouca coisa quanto se trata da liberdade e da independência da pátria". (Comandante DUBAIL)
 
E que tal o Condado arregimentar a mílicia e partir para Timor para arrebentar com os cangurus?
 
Bom post.

Cumprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?