21 junho, 2006

 

Mais do mesmo...

A economia portuguesa conhecerá um regime de baixo crescimento no futuro próximo, prevê o Banco de Portugal na análise que integra o relatório anual de estabilidade financeira.
O baixo crescimento e a consequente fraca criação de emprego é atribuída a razões de ordem estrutural, as quais deverão ser agravadas por factores conjucturais, como a tendência de subida das taxas de juro.
O relatório é divulgado um dia depois de Vitor Constâncio ter sido nomeado Governador do Banco de Portugal. O documento refere que esta situação resultou da combinação de um conjunto de choques de origem interna e externa com uma capacidade limitada da economia reagir a esses choques.
Por sua vez, esta capacidade limitada é vista como decorrente de deficiências no funcionamento dos mercados de trabalho e de produto e na dotação de capital físico e humano.
Mais uma vez os governantes despacham estes discursos inócuos que nada dizem ao cidadão comum. Realmente algo vai mal na república socialista que comemora um crescimento de 0,3% de PIB em 2005! Num país que regista um alto índice de cidadãos que não sabem lidar com computadores, onde centenas de licenciados estão desempregados ou colocados em funções deslocadas da sua formação de base, muitas vezes com situações contratuais precárias. Porque não apostar mais num ensino técnico-profissional ao invés de abrirem mais universidades privadas e serem inventados cursos que não têm aplicação prática no nosso país? Desculpem, mas eu considero que uma licenciatura deveria ser ainda um exclusivo para aqueles que estudam e conseguem entrar em universidades públicas. Hoje em dia qualquer inergúmeno tem acesso ao ensino superior se tiver dinheiro para pagar as mensalidades. Tudo isto provoca desiquilíbrios no mercado laboral e existe um sem número de pessoas que acabam por ser excelentes teóricos mas com pouco aproveitamento prático.
Porque não se fomenta em definitivo o espírito empreendedor no povo português que apenas tem como ideal de vida o seu emprego certinho das 9 ás 18h, sem grandes chatices e fracos níveis de produtividade?
E para quando o controlo em definitivo do elevado défice estrutural das contas públicas?
Será que esta situação não vai melhorar nunca? Estou farto destes governos que se sucedem e nada fazem e necessitamos de uma nova ordem no país.
Mas está aí o futebol para entretar o povinho que é feliz com a sua ignorância e que não se mexe para nada a menos que lhe toquem no bolso. Tudo o que os rodeia não interessa para nada...

Comments:
Gostei do título (e do resto também...).

:)

Obrigado pela visita ao meu "cantinho"!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?