13 junho, 2006

 

A História do Forte


As costas da Mina e da Guiné foram percorridas por navegadores portugueses desde o século XV, que, com o tempo, aí passaram a desenvolver importante comércio, principalmente de escravos africanos. É desse período que data a ascensão do antigo Reino do Daomé e a importância de sua capital Ouidah.

Ao final do século XVIII, o rei D.Pedro II de Portugal determinou ao Governador de S.Tomé e Princípe, Jacinto Figueiredo Abreu, erguer uma fortificação na povoação de Ouidah para proteger o embarque de escravos. Posteriormente abandonado em data incerta, foi sucedido entre 1721 e 1730 por uma nova estrutura, com as obras a cargo do comerciante brasileiro de escravos José Torres. Sob a invocação de S. João Baptista, a construção do forte de Ouidah (Ajudá) foi financiada por capitais levantados pelos comerciantes da Bahia.
Concluído, funcionou como centro comercial para a região trocando tabaco, búzios e aguardente por escravos.

O Daomé tornou-se uma colónia francesa a partir de 1892 mas o forte de Ajudá manteve-se sob domínio português. A independência chegou a 1 de Agosto de 1960, quando se transformou em República do Benim. No ano seguinte, tropas do Benim invadiram Ouidah. Sem condições para oferecer resistência, o governo de Salazar ordenou ao último residente do forte que o incendiasse antes de o abandonar. A anexação apenas foi reconhecida por Portugal em 1985.
Passados alguns anos eis que o Condado aqui se estabelece.

Comments:
O Arnaldooooo continua em http://arnaldoooooo.blogspot.com/

Apareçam.....
 
Estabelece e muito bem!
 
A estória da caixa térmica é que um brother me pediu emprestada e até hj...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?