24 junho, 2006

 

Finlândia uber alles!




" Em pouco mais de uma década, a Finlândia colocou-se no restrito clube das cinco maiores economias mundiais. No imediato, foi graças às tecnologias da informação que também ajudaram a inventar. Mas por trás delas está a mais sólida educação do mundo".

in Guia/Expresso, 24-06-2006

Aqui está um exemplo de sucesso de um país que traçou metas e objectivos. Desde sempre, os países nórdicos foram uma referência para mim em termos de desenvolvimento cívico e bem estar social que poderiam muito bem estar ao nosso alcance caso as nossas elites empresariais e políticas tivessem um outro tipo de mentalidade. Que eu saiba a Finlândia também não possui uma grande área geográfica, nem uma população numerosa e situa-se também numa periferia da Europa Central. Grande parte do ano, o país vive coberto de neve e gelo, não possui grandes recursos naturais e mesmo assim é um caso de sucesso porque desde sempre soube apostar no bem mais valioso que uma nação pode ter - a educação.
Aqui nunca se apelou ao investimento estrangeiro baseado na mais valia dos baixos salários praticados no país, como muitas vezes os nossos governantes nos venderam.
Quando me encontrava a viver no Brasil, lembro-me bem de ver bastantes aposentados nórdicos a passar os meses de Inverno europeu nos trópicos alegres da vida. È claro que a grande maioria dos aposentados portugueses também se pode dar a estes luxos com os seus 300 euros de reforma...
Uma grande ovação para o país do Pai Natal!!!!

Comments:
Acho que o meu avó tinha razão, quando dizia que o frio molda o caracter da pessoa... Talvez que nos os tugas vivesse-mos todos na Serra da Esrela isto melhora-se...
 
This is very interesting site... » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?