18 junho, 2006

 

Extrema direita em Portugal

Nos últimos tempos têm vindo a lume uma série de reportagens, artigos e referências à extrema direita em Portugal. Para além da reportagem que o Canal 1 exibiu no dia 6 de Junho, a revista Visão decidiu dedicar-lhe um artigo de fundo esta semana e o jornal Expresso fez-lhe uma referência este Sábado, 17 de Junho, a propósito da procura de financiamento no Irão para as suas actividades.
Verifico, espantada, a importância que estes militantes de extrema-direita têm no panorama jornalístico nacional. Claramente em Portugal tem-se pouco que fazer para perder tanto tempo com esta gente. Eu própria estou espantada com a importância que estou a dar a este tema, se bem que aqui tenho menos trabalho, esforço-me por conhecer melhor os nativos e sobretudo ando empolgadíssima com a livraria que estou a criar, mas sobre isso falar-vos-ei depois.
Segundo o artigo da revista Visão, os "skins" são jovens com idades entre os 25 e os 32 anos de Lisboa e Porto e respectivas periferias, trabalham em empresas de segurança ou de serviços, ou estão desempregados. Actuam, agem e têm poucos intelectuais nos seus grupos, apenas os suficientes para dar forma às suas ideias. Acção is there middle name. De acordo com o mesmo artigo, podemos todos dormir descansados porque tanto o SIS como a PJ como a PSP como a GNR, investigam e seguem estas criaturas para onde elas se deslocam. Isto levanta-me uma série de dúvidas, será que as nossas polícias todas e secretas não chocam no terreno? Será que não se atropelam na ânsia de mostrar serviço? A resposta a esta pergunta foi dada pelo Director Geral da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro que se queixou da precipitação por parte da PSP em deter Mário Machado.
Quanto à forma de financiamento destes grupos, está sob investigação na Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), têm relações à extrema-direita espanhola e francesa, não esquecendo a extrema-direita alemã de pendor neo-nazi. Mas agora, segundo notícia o Expresso, os "Skins" portugueses, têm-se virado para o Irão para financiamento. Aparentemente, em troca de organizarem umas conferências em Portugal negando a existência do Holocausto. Quem não quer ser apanhado a dormir na forma é o Procurador Geral da República que já pondera pedir a extinção do Partido Nacional Renovador (PNR).
Aqui do forte, vou seguindo as notícias atentamente, mas confesso que no meio destas actividades todas e com a aparente contratação do guarda-redes da selecção de Angola, João Ricardo, temos muitas coisas entre mãos no nosso forte.

Comments:
Gostei do que li. Apenas um aparte h´+a uns anos realizei uma investigação de fundo sobre a exrema direita e as suas implicações na sociedade portuguesa e cheguei a uma conclusão: Ao contrário do que afirmas, têm intelectuais os seus quadros, sendo a sua maioria filhos de classe média-alta, urbanos, normalmente com habilitações médias e muitos licenciados, quase sempre em filosofia...
 
Ah, eu li na Visão, e confesso que não fiz uma investigação séria sobre o assunto, apenas uma mini reflexão (já que já tinha feito anteriormente no meu blog "pessoal"). A Visão dizia que os intelectuais eram poucos, mas claro que existiam.

Obrigada pelo teu esclarecimento,
Maria
 
Apesar de não me identificar completamente com o que me parece ser o Condado, acho que é sempre de louvar mais um blog patriota/nacionalista.


Comentando o post...
Acho que se deve ter muito cuidado com a generalidade das noticias que aparecem na imprensa sobre a extrema-direita.
Num pais onde é lugar comum definir o CDS como extrema-direita... onde boa parte dos jornalistas que temos parecem ter sido formados nas workshops do PSR ou na catequese do PCP... As noticias sobre a extrema-direita parecem sempre tendenciosas e muitas vezes escritas por ignorantes, tanto em termos ideológicos ou sobre movimentos ditos de extrema-direita.
As minhas leituras da visão levam-me a enquadrar a revista no que já disse. Essa ideia de que os militantes ou defensores de ideias nacionalistas são umas bestas acéfalas é típico da desinformação que a nossa esquerda e extrema-esquerda gosta de apregoar.

Já agora... repararam que o facto de aparecerem dirigentes do PCP e do bloco na manifestação dos trabalhadores da opel de Azambuja não suscitou problemas ?
Ao contrario do apoio do PNR aos policias....

Pedro, O Grande
 
Sou militante do PNR e não me sinto na obrigação de levar lições de bom comportamento ou de aceitar ficar sob justificada suspeição de ser portador de aleijões morais. A questão central no PNR é a do tsunami imigracionista. A oposição à imigração não tem, ao menos para mim, fundamento racista mas tem por base o conceito, perfeitamente razoável, de que a Pátria é propriedade da Nação. Se os portugueses não querem ter muitos filhos estão no seu perfeito direito. Mais fica para cada um. Esta preferência é benéfica para o ambiente natural - menos poluição, etc.- Agora se o vazio for preenchido por gente vinda de fora lá se vai a vantagem ecológica.
Ora, se tiver de lutar pela minha Pátria, e a gente de "bom coração" se acobardar ou der provas de insensata indiferença,pouco se me fará se tiver, em momento de grande aperto, como aliados os racistas ou outros *istas quaisquer.
Os melhores cumprimentos pelo vosso interessante e inteligente blog.
 
Não esperava q aqui se fizesse um post baseado na mídia Portuguesa.
Destoa do resto do blog totalmente.
 
No geral o blog é bom, mas neste post em particular é fraquinho. É de notar a pouca pesquisa feita. Basear opiniões em pseudo-reportagens do "media" é o mesmo que ir perguntar a um comunista o que foi o 25 de Abril. Por acaso não teve a destreza de visitar o site do mal afamado PNR e procurar saber o que os injustamente acusados pensam e fazem?
Trate de não meter tudo no mesmo saco, caí no erro de se descredibilizar por completo e isso é uma pena.
 
*cai no erro
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?