15 junho, 2006

 

Apontamento Literário

Para os mais curiosos sobre estes assuntos do Benim e do Forte de S. João Baptista de Ajudá, gostaria de deixar aqui a sugestão de dois livros obrigatórios...

Crónicas do Benim: José de Almansor; Editora: Rei dos Livros
Obra escrita pelo Padre José Maria Cardoso que narra a sua vivência no Benim como missionário católico. O livro encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte são as crónicas propriamente ditas, um mosaico de pequenas histórias deste cantinho em África. No final do livro encontramos vários poemas do autor onde as saudades da pátria e o quotidiano africano são uma constante.
São estes textos, antes de mais, um testemunho de vida de uma lógica simples que não é a nossa que vivemos uma vida urbana e impregnada de tecnologia. São testemunhos do que é evangelizar em países distantes, da coragem de deixar o conforto da terra natal e partir para longe onde o clima, as gentes e os lugares nada se assemelham aos nossos.

O Vice-Rei de Ajudá: Bruce Chatwin; Editora: Quetzal
Da autoria do escritor-viajante Bruce Chatwin, o livro oferece-nos uma biografia ficcionada de Francisco Félix de Souza, o branco brasileiro traficante de escravos. Esta personagem chegou ao Daomé em 1812 e estabeleceu a sua base no forte português de Ajudá, a partir do qual alimentou minas e plantações no Brasil com mão-de-obra escrava.
No século XIX o reino do Daomé era uma espécie de Esparta negra temida pela ferocidade dos seus soldados e cujos reis tinham cicatrizes de garras nas têmporas. Abomey era o nome da capital e Ouidah (Ajudá para os portugueses) era o seu porto negreiro onde trocavam os seus cativos de guerra por búzios, tabaco, aguardente e armas de fogo.
Francisco de Souza manteve durante anos um pacto de sangue com o rei local, de auxílio mútuo e que lhe permitia o monopólio no comércio de escravos. Na década de 1830 era o homem mais rico da África Ocidental e principal alvo dos abolicionistas ingleses. Morreu na ruína.
Existe ainda um filme inpirado na vida de Francisco de Souza. Cobra Verde da autoria do alemão Werner Herzog. Foi produzido em 1987 e conta com o carismático Klaus Kinski no elenco. Não é um dos seus melhores filmes, mas ainda assim merece alguma atenção.

Comments:
Se acabar de ler o Harry Potter e se os encontrar na Feira do Livro deste ano e se estiverem a um bom preço vou comprar... os dois.
 
Excellent, love it! » » »
 
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! 1970 buick convertible Tanglewood resort 2b timeshare for sale Debt collection biddle prostrate cancer
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?