30 junho, 2006

 
Homo Lusitanus

Confesso, que sempre nutri um certo fascínio pela figura típica do marialva lusitano. Hoje poderemos dizer que se trata de uma personagem em vias de extinção que vive em habitats restritos em áreas do Ribatejo, Alentejo ou até mesmo em alguns bairros chiques de Lisboa e linha de Cascais.Normalmente é apreciador de touros, fado, tascas e tem uma forma bastante peculiar de tratar as mulheres. O seu guarda-roupa também é constituído por peças raras só encontradas em casas especializadas, tais como samarras, casacos ensebados, botas alentejanas, boné de xadrez,etc. O término da "toilette" normalmente culmina com um penteado pouco curto e patilhas a condizer. Encontram-se divididos sob um complicado sistema de castas que oscila entre a casta superior do "tio" rural com laivos aristocráticos e terminando em exemplares que se enquadram no simples povão. O seu convívio social normalmente decorre em praças de touros, feiras agrícolas e restaurantes típicos. Ideologicamente quase todos os marialvas são católicos conservadores, sportinguistas e apoiantes dos partidos de direita. Sendo uma espécie em vias de extinção, já albergamos aqui no Condado dois ou três exemplares. Entre eles encontra-se o Fernando, natural de Samora Correia, que participou neste sketch antigo do "Gato Fedorento". Prestem também atenção ao linguajar típico da espécie marialva...

27 junho, 2006

 

Portuguese Psycho

Surge agora a notícia de mais um serial-killer português que horrorizou a pacata vila de Santa Comba Dão. Mas desta feita não se trata de um caso insolúvel como o anterior caso do estripador português, que vitimou várias prostitutas na grande Lisboa no início dos anos 90 e nunca foi detido.
Como sempre nestes casos, o presumível culpado era um pacato cabo da GNR aposentado, com problemas de afirmação de autoridade e admirador confesso do Prof. Oliveira Salazar. Será que este caso ainda vai acabar em argumento cinematográfico?

http://jn.sapo.pt/2006/06/26/policia_e_tribunais/reforma_e_perda_autoridade_terao_sid.html

26 junho, 2006

 

Portugal nos pés!


A conhecida marca de chinelos brasileiros - Havaianas - lançou uma colecção especial dedicada ao Mundial de futebol. São vários os modelos estampados que ilustram as principais selecções nacionais que disputam o torneio. O modelo português está a fazer furor entre os turistas portugueses que visitam o Brasil!
Actualmente o marketing tem um poder imenso nas opções de compra dos consumidores e parece que os brasileiros têm olho para o negócio...

 

A Batalha de Nuremberga


Ontem, a selecção nacional deu mais um importante passo rumo à final do Mundial 2006 em Berlim. O jogo não foi bonito, com um excessivo número de faltas e expulsões mas salva-se o resultado final.
Mais uma vingança tardia em cima dos holandeses que nos quiseram invadir o nordeste do Brasil há uns séculos atrás! :) Ora tomem lá!!!!

24 junho, 2006

 

Finlândia uber alles!




" Em pouco mais de uma década, a Finlândia colocou-se no restrito clube das cinco maiores economias mundiais. No imediato, foi graças às tecnologias da informação que também ajudaram a inventar. Mas por trás delas está a mais sólida educação do mundo".

in Guia/Expresso, 24-06-2006

Aqui está um exemplo de sucesso de um país que traçou metas e objectivos. Desde sempre, os países nórdicos foram uma referência para mim em termos de desenvolvimento cívico e bem estar social que poderiam muito bem estar ao nosso alcance caso as nossas elites empresariais e políticas tivessem um outro tipo de mentalidade. Que eu saiba a Finlândia também não possui uma grande área geográfica, nem uma população numerosa e situa-se também numa periferia da Europa Central. Grande parte do ano, o país vive coberto de neve e gelo, não possui grandes recursos naturais e mesmo assim é um caso de sucesso porque desde sempre soube apostar no bem mais valioso que uma nação pode ter - a educação.
Aqui nunca se apelou ao investimento estrangeiro baseado na mais valia dos baixos salários praticados no país, como muitas vezes os nossos governantes nos venderam.
Quando me encontrava a viver no Brasil, lembro-me bem de ver bastantes aposentados nórdicos a passar os meses de Inverno europeu nos trópicos alegres da vida. È claro que a grande maioria dos aposentados portugueses também se pode dar a estes luxos com os seus 300 euros de reforma...
Uma grande ovação para o país do Pai Natal!!!!

 

Frase do dia

" O Brasil é uma nova Ásia para a TAP"

Fernando Pinto - CEO da TAP, "Expresso", 24-06-06

23 junho, 2006

 

Insólitos

O insólito aconteceu quando o ministro da Economia, Manuel Pinho, disse que deveríamos estar contentes porque a Região de Lisboa e Vale do Tejo ser suficientemente pobre para ter direito a dinheiro dos fundos estruturais da União Europeia. Foi ontem na Assembleia da República.
Sou só eu que não me senti contente? Sou só eu que fiquei triste? Sou só eu que acho que este Senhor podia encontrar um novo posto de trabalho?

 

Turismo no Benim


Hoje, gostaria de vos chamar a atenção para as potencialidades turísticas do Benim. As suas atracções giram em torno das suas extensas praias, relíquias históricas dos ancestrais reinos africanos, alguma fauna selvagem e o mítico forte de S. João Baptista de Ajudá onde se situa o nosso Condado. Para os mais supersticiosos devo adiantar que o Benim é um dos países onde os rituais de voodoo fazem parte do quotidiano das populações locais...
Poderei afirmar que se trata de um destino de viagem pouco convencional numa época de turismo de massas. Aos mais curiosos aconselho a visita dos dois sites abaixo mencionados. O primeiro é o site oficial do turismo do Benim e o segundo diz respeito ao perfil do território elaborado pela Lonely Planet, que na minha opinião produz os melhores guias de viagem do mundo.
Podem então arregimentar os vossos grupos excursionistas para visitar o Condado! Seja bem vindo quem vier por bem...
http://www.benintourisme.com/index.fr.php

http://www.lonelyplanet.com/worldguide/destinations/africa/benin

22 junho, 2006

 

Eixo do Mal


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu hoje à Coreia do Norte para não dificultar a sua situação de isolamento internacional, face à possibilidade de Pyongyang testar um mísssil balístico de longo alcance. Annan qualificou de decepcionante o caso da Coreia do Norte, sublinhando ao mesmo tempo que o Irão tem que demonstrar o carácter pacífico das suas actividades nucleares.
Os serviços secretos do Japão, EUA e Coreia do Sul indicaram que nos últimos dias as autoridades norte-coreanas estariam a preparar o lançamento do míssil Taepodong-2, uma arma de alcance intercontinental.
Este clima de tensão levou os EUA a accionarem o escudo anti-mísseis embora o Pentágono não o tenha confirmado oficialmente.
Esta nova crise com a Coreia do Norte acontece enquanto as negociações multilaterais para que o país abandone o seu program de armas nucleares se encontram num impasse desde Novembro de 2003. A diplomacia norte-coreana já salientou o direito inalienável do seu país em desenvolver e realizar ensaios de mísseis.
Como nacionalista que sou esta questão da Coreia do Norte e Irão suscita-me sempre algumas dúvidas teóricas. Mesmo que os regimes desses países sejam abomináveis e contra a hegemonia democrática do Ocidente, até que ponto a comunidade internacional pode interferir no que se passa dentro das fronteiras de países soberanos?
Estas questões não poderão ser uma farsa desses mesmos países que tentam transparecer um potencial bélico que não possuem na realidade?Não será mais uma vez uma histeria da comunicação social embalada na cruzada dos EUA contra o eixo do mal?
Gostava então de lançar este debate aqui na blogosfera...
E já agora, na vossa opinião quais são os conflitos mundiais que se avizinham? Considero que vivemos numa época de transição com um lento declínio do imperialismo norte-americano sobre o mundo e prevejo que os próximos grandes conflitos internacionais serão gerados por uma luta pelos recursos energéticos. E neste campo a China terá sempre uma palavra a dizer...

21 junho, 2006

 

Mais do mesmo...

A economia portuguesa conhecerá um regime de baixo crescimento no futuro próximo, prevê o Banco de Portugal na análise que integra o relatório anual de estabilidade financeira.
O baixo crescimento e a consequente fraca criação de emprego é atribuída a razões de ordem estrutural, as quais deverão ser agravadas por factores conjucturais, como a tendência de subida das taxas de juro.
O relatório é divulgado um dia depois de Vitor Constâncio ter sido nomeado Governador do Banco de Portugal. O documento refere que esta situação resultou da combinação de um conjunto de choques de origem interna e externa com uma capacidade limitada da economia reagir a esses choques.
Por sua vez, esta capacidade limitada é vista como decorrente de deficiências no funcionamento dos mercados de trabalho e de produto e na dotação de capital físico e humano.
Mais uma vez os governantes despacham estes discursos inócuos que nada dizem ao cidadão comum. Realmente algo vai mal na república socialista que comemora um crescimento de 0,3% de PIB em 2005! Num país que regista um alto índice de cidadãos que não sabem lidar com computadores, onde centenas de licenciados estão desempregados ou colocados em funções deslocadas da sua formação de base, muitas vezes com situações contratuais precárias. Porque não apostar mais num ensino técnico-profissional ao invés de abrirem mais universidades privadas e serem inventados cursos que não têm aplicação prática no nosso país? Desculpem, mas eu considero que uma licenciatura deveria ser ainda um exclusivo para aqueles que estudam e conseguem entrar em universidades públicas. Hoje em dia qualquer inergúmeno tem acesso ao ensino superior se tiver dinheiro para pagar as mensalidades. Tudo isto provoca desiquilíbrios no mercado laboral e existe um sem número de pessoas que acabam por ser excelentes teóricos mas com pouco aproveitamento prático.
Porque não se fomenta em definitivo o espírito empreendedor no povo português que apenas tem como ideal de vida o seu emprego certinho das 9 ás 18h, sem grandes chatices e fracos níveis de produtividade?
E para quando o controlo em definitivo do elevado défice estrutural das contas públicas?
Será que esta situação não vai melhorar nunca? Estou farto destes governos que se sucedem e nada fazem e necessitamos de uma nova ordem no país.
Mas está aí o futebol para entretar o povinho que é feliz com a sua ignorância e que não se mexe para nada a menos que lhe toquem no bolso. Tudo o que os rodeia não interessa para nada...

 
Portugal-México 2:1

Hoje assistimos a mais uma bela vitória da selecção nacional frente ao México. Conseguimos conquistar a liderança do grupo D e durante a primeira parte do encontro praticou-se um futebol de grande qualidade apesar da equipa portuguesa ter alinhado sem alguns dos seus principais jogadores. Agora a Holanda e a Argentina que decidam entre si quem quer ser eliminado na próxima jornada! :)
Infelizmente, apesar da vitória portuguesa, Angola não foi capaz de atingir os oitavos de final da prova acabando por empatar a partida frente ao Irão. Mas mesmo assim foi uma estreia positiva dos palancas negras na alta roda do futebol mundial. Deixo-vos aqui um curioso vídeo dos Simpsons que retrata uma partida entre Portugal e México. Como não poderia deixar de ser acaba tudo numa grande confusão...
Agora vamos todos para o Bar do Duque festejar mais um triunfo da nossa selecção! Haja cerveja!

20 junho, 2006

 

O Benim na visão da CIA

Aqui está a ficha elaborada pelo serviço de inteligência norte-americano sobre o Benim, país onde está localizado o nosso enclave nacionalista.
Vamos aguardar para ver como será o perfil que irão traçar sobre o nosso Condado...
http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/geos/bn.html

19 junho, 2006

 

Mais uma vez Timor-Leste


Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizaram no passado domingo uma reunião extraordinária em Lisboa para analisar a crise político-militar em Timor-Leste.
A crise no território agravou-se em finais de Abril depois de uma intervenção das forças armadas timorenses durante uma manifestação em Díli de cerca de 600 ex-militares dispensados pelo governo timorense.
Nas semanas seguintes grupos armados envolveram-se em confrontos em Díli e seus arredores, numa onda de violência que provocou mais de duas dezenas de mortos e cerca de 130 mil deslocados.
A incapacidade na resolução dos problemas levou as autoridades timorenses a solicitar auxílio militar internacional para restabelecer a ordem, e actualmente estão estacionados em Timor-Leste cerca de 2000 militares e polícias da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal.
Na reunião de ontem da CPLP, ficou decidido o envio de uma delegação desta organização para avaliar a situação no terreno e a possibilidade de envio de mais tropas destes países. Existirá também uma maior pressão diplomática dos países lusófonos, junto da ONU com o objectivo de encontrar uma solução mais célere para esta crise.
Esta é uma das raras vezes em que eu vejo uma acção efectiva da CPLP que poderia e deveria ter um peso maior no cenário político mundial. Já era sem tempo porque estão á vista as pretensões neocoloniais da Austrália que tem assumido o protagonismo na intervenção militar em Timor-Leste. Geralmente o petróleo gera muita caridade... :)

18 junho, 2006

 

Extrema direita em Portugal

Nos últimos tempos têm vindo a lume uma série de reportagens, artigos e referências à extrema direita em Portugal. Para além da reportagem que o Canal 1 exibiu no dia 6 de Junho, a revista Visão decidiu dedicar-lhe um artigo de fundo esta semana e o jornal Expresso fez-lhe uma referência este Sábado, 17 de Junho, a propósito da procura de financiamento no Irão para as suas actividades.
Verifico, espantada, a importância que estes militantes de extrema-direita têm no panorama jornalístico nacional. Claramente em Portugal tem-se pouco que fazer para perder tanto tempo com esta gente. Eu própria estou espantada com a importância que estou a dar a este tema, se bem que aqui tenho menos trabalho, esforço-me por conhecer melhor os nativos e sobretudo ando empolgadíssima com a livraria que estou a criar, mas sobre isso falar-vos-ei depois.
Segundo o artigo da revista Visão, os "skins" são jovens com idades entre os 25 e os 32 anos de Lisboa e Porto e respectivas periferias, trabalham em empresas de segurança ou de serviços, ou estão desempregados. Actuam, agem e têm poucos intelectuais nos seus grupos, apenas os suficientes para dar forma às suas ideias. Acção is there middle name. De acordo com o mesmo artigo, podemos todos dormir descansados porque tanto o SIS como a PJ como a PSP como a GNR, investigam e seguem estas criaturas para onde elas se deslocam. Isto levanta-me uma série de dúvidas, será que as nossas polícias todas e secretas não chocam no terreno? Será que não se atropelam na ânsia de mostrar serviço? A resposta a esta pergunta foi dada pelo Director Geral da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro que se queixou da precipitação por parte da PSP em deter Mário Machado.
Quanto à forma de financiamento destes grupos, está sob investigação na Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), têm relações à extrema-direita espanhola e francesa, não esquecendo a extrema-direita alemã de pendor neo-nazi. Mas agora, segundo notícia o Expresso, os "Skins" portugueses, têm-se virado para o Irão para financiamento. Aparentemente, em troca de organizarem umas conferências em Portugal negando a existência do Holocausto. Quem não quer ser apanhado a dormir na forma é o Procurador Geral da República que já pondera pedir a extinção do Partido Nacional Renovador (PNR).
Aqui do forte, vou seguindo as notícias atentamente, mas confesso que no meio destas actividades todas e com a aparente contratação do guarda-redes da selecção de Angola, João Ricardo, temos muitas coisas entre mãos no nosso forte.

17 junho, 2006

 
Portugal no Coração

Hoje, a sala de convívio do Forte quase veio abaixo com os festejos após a vitória da selecção das quinas sobre o Irão, nação do designado eixo do mal. Para além da passagem aos oitavos de final do Mundial 2006, acrescenta-se uma exibição consistente da equipa.
Esperamos uma nova vitória frente ao México para também poder auxiliar a selecção de Angola na caminhada rumo à fase final da competição. Os palancas negras são meio toscos mas simpáticos... :)
A força da lusofonia também se faz sentir nos domínios do futebol!
Parece que o Tony-Duque do Mucifal já está de olho no guarda-redes angolano João Ricardo, após a excelente actuação de ontem. Tudo indica que ele irá ser um dos novos reforços do Atlético do Condado na próxima temporada.

16 junho, 2006

 

Vamos de mal a pior


Se no texto anterior, esbocei um tímido aplauso a José Sócrates, desta feita tenho que lhe dar um valente puxão de orelhas.
O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante em Portugal em 2005, foi o oitavo mais baixo da União Europeia, com 71% da média comunitária. O país desceu uma posição no ranking.
O Luxemburgo lidera a lista, com um PIB por habitante de 248% da média europeia. Portugal surge na segunda metade da tabela, na 18ª posição, atrás de países como República Checa, Eslovénia, Grécia e Chipre. Os nossos vizinhos espanhóis colocam-se em 13º lugar e têm o seu PIB em paridades de poder de compra colado à média da UE com 99%.
Será que Portugal está definitivamente condenado a militar na II divisão europeia? Em 2004 era o 17º país da lista e neste momento fica apenas á frente de sete dos dez novos Estados-membros. É caso para dizer que o decurso normal das coisas é a evolução mas em Portugal parece que tudo funciona ao contrário. Sintomático...e com tendência a piorar.
Temos ainda um Estado devorador de dinheiros públicos e o tecido económico do país centra-se quase por exclusivo em serviços vagos. Já repararam a quantidade de consultores disto e daquilo que surgiram nas últimas décadas?
O tecido industrial desmorona lentamente e mesmo as grandes multinacionais já não vislumbram mais valias na instalação de fábricas em Portugal. Veja-se o caso da fábrica que a Opel pretende encerrar na Azambuja. Não tarda muito para que o nosso país se tranforme na colónia balnear da Europa mais endinheirada.
Das duas uma...arregaçar as mangas e trabalhar muito para que Portugal largue de vez esta letargia ou então fugir do país enquanto é tempo. Eu gostaria que a primeira hipótese fosse a mais viável.

 

Sócrates, o Africano


O primeiro-ministro, José Sócrates, recusou hoje um novo adiamento da segunda cimeira UE/África, em Lisboa, um encontro que avalia da "maior importância" para abordar o tema "urgente e problemático" da migração.
A primeira cimeira UE/África decorreu no Cairo, em 2000, durante a segunda presidência portuguesa da União Europeia, mas a realização de um outro encontro foi impossibilitado devido ás sanções impostas ao Zimbabwé com o Reino Unido a opor-se à deslocação do presidente daquele país, Robert Mugabe, à Europa. Relembre-se que Mugabe foi o grande responsável pelo fracasso de um país que até finais dos anos 90 era apontado como um caso de sucesso no continente negro.
Para José Sócrates, há uma "vontade nova por parte dos países africanos em controlar os fluxos migratórios e suas fronteiras disponiblizando-se a cooperar com a Europa nesse sentido".
Parece que desta vez o primeiro-ministro entendeu uma das grandes funções de destaque que Portugal pode protagonizar no seio da Europa. Desde sempre defendi que Portugal, devido ao seu passado histórico, tem a oportunidade de ser tornar o principal elo de ligação de África e Mercosul com a Europa.Temos que nos livrar de uma vez por todas dos nossos complexos coloniais e explorar essa vertente geoestratégica. O desenvolvimento dos países africanos é fulcral nos dias de hoje porque criando-se um nível de estabilidade razoável nessas regiões, o ímpeto migratório não será tão grande em direcção à Europa e mais tarde ou mais cedo acabarão por se abrir novos mercados nesses territórios.
Só tenho esperança que esta cimeira não seja uma vez mais recheada de discursos de circunstância e que se acabe de vez com a exploração predatória dos recursos naturais africanos por parte das grandes potências. Vamos ter esperança na reabilitação deste continente cheio de potencialidades.

15 junho, 2006

 

Cartoon


Ainda a recente polémica sobre o encerramento das maternidades no interior de Portugal...

 

Apontamento Literário

Para os mais curiosos sobre estes assuntos do Benim e do Forte de S. João Baptista de Ajudá, gostaria de deixar aqui a sugestão de dois livros obrigatórios...

Crónicas do Benim: José de Almansor; Editora: Rei dos Livros
Obra escrita pelo Padre José Maria Cardoso que narra a sua vivência no Benim como missionário católico. O livro encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte são as crónicas propriamente ditas, um mosaico de pequenas histórias deste cantinho em África. No final do livro encontramos vários poemas do autor onde as saudades da pátria e o quotidiano africano são uma constante.
São estes textos, antes de mais, um testemunho de vida de uma lógica simples que não é a nossa que vivemos uma vida urbana e impregnada de tecnologia. São testemunhos do que é evangelizar em países distantes, da coragem de deixar o conforto da terra natal e partir para longe onde o clima, as gentes e os lugares nada se assemelham aos nossos.

O Vice-Rei de Ajudá: Bruce Chatwin; Editora: Quetzal
Da autoria do escritor-viajante Bruce Chatwin, o livro oferece-nos uma biografia ficcionada de Francisco Félix de Souza, o branco brasileiro traficante de escravos. Esta personagem chegou ao Daomé em 1812 e estabeleceu a sua base no forte português de Ajudá, a partir do qual alimentou minas e plantações no Brasil com mão-de-obra escrava.
No século XIX o reino do Daomé era uma espécie de Esparta negra temida pela ferocidade dos seus soldados e cujos reis tinham cicatrizes de garras nas têmporas. Abomey era o nome da capital e Ouidah (Ajudá para os portugueses) era o seu porto negreiro onde trocavam os seus cativos de guerra por búzios, tabaco, aguardente e armas de fogo.
Francisco de Souza manteve durante anos um pacto de sangue com o rei local, de auxílio mútuo e que lhe permitia o monopólio no comércio de escravos. Na década de 1830 era o homem mais rico da África Ocidental e principal alvo dos abolicionistas ingleses. Morreu na ruína.
Existe ainda um filme inpirado na vida de Francisco de Souza. Cobra Verde da autoria do alemão Werner Herzog. Foi produzido em 1987 e conta com o carismático Klaus Kinski no elenco. Não é um dos seus melhores filmes, mas ainda assim merece alguma atenção.

13 junho, 2006

 

A História do Forte


As costas da Mina e da Guiné foram percorridas por navegadores portugueses desde o século XV, que, com o tempo, aí passaram a desenvolver importante comércio, principalmente de escravos africanos. É desse período que data a ascensão do antigo Reino do Daomé e a importância de sua capital Ouidah.

Ao final do século XVIII, o rei D.Pedro II de Portugal determinou ao Governador de S.Tomé e Princípe, Jacinto Figueiredo Abreu, erguer uma fortificação na povoação de Ouidah para proteger o embarque de escravos. Posteriormente abandonado em data incerta, foi sucedido entre 1721 e 1730 por uma nova estrutura, com as obras a cargo do comerciante brasileiro de escravos José Torres. Sob a invocação de S. João Baptista, a construção do forte de Ouidah (Ajudá) foi financiada por capitais levantados pelos comerciantes da Bahia.
Concluído, funcionou como centro comercial para a região trocando tabaco, búzios e aguardente por escravos.

O Daomé tornou-se uma colónia francesa a partir de 1892 mas o forte de Ajudá manteve-se sob domínio português. A independência chegou a 1 de Agosto de 1960, quando se transformou em República do Benim. No ano seguinte, tropas do Benim invadiram Ouidah. Sem condições para oferecer resistência, o governo de Salazar ordenou ao último residente do forte que o incendiasse antes de o abandonar. A anexação apenas foi reconhecida por Portugal em 1985.
Passados alguns anos eis que o Condado aqui se estabelece.

10 junho, 2006

 
Manifesto

Um pequeno filme para reflectirem...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?