10 setembro, 2006

 

Be-Bop-A-Lula

As coisas parecem querer fugir das mãos do presidente brasileiro Lula da Silva. Desta feita 250 intelectuais de esquerda de todo o mundo tornaram público um manifesto contra Lula. Entre os subscritores deste manifesto destacam-se os nomes do linguísta e activista norte-americano Noam Chomsky, o do sociólogo francês Michael Lowry, o do cineasta britânico Ken Loach e o do filósofo esloveno Slavoj Zizek.
O manifesto acusa o governo de Lula de ter seguido o típico curso liberal e ter decepcionado quem, no Brasil, ansiava por uma mudança social e política radical (e que o programa pré-eleitoral do PT prometia); a decepção a nível internacional pela posição do Brasil na luta contra o imperialismo (e que Lula também preconizava... até ter sido eleito)... bom, já devem ter percebido a ideia!
Os “manifestantes” declaram agora o seu apoio à senadora Heloísa Helena, que ocupa o terceiro lugar nas sondagens (atrás do presidente Lula e do candidato conservador Geraldo Alckmin). A senadora foi expulsa do PT em 2003 por ter formado juntamente com outros deputados do mesmo partido uma facção dissidente que contestava as acções do governo trabalhista no que concernia ao sector económico. Segundo os mesmos, Heloísa Helena é a figura que defende as bandeiras históricas do movimento proletário, dos camponeses, dos pobres e dos oprimidos, tal como a reforma agrária radical (isto é-nos vagamente familiar, não?), a suspensão do pagamento da dívida externa (outra das promessas incumpridas de Lula); e o repúdio à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) por parte do estado brasileiro.

A ganhar as próximas eleições de dia 1 de Outubro, para quem e em nome de quem governará Lula?

Comments:
Lula continuará a governar em nome dos banqueiros. As taxas de juro praticadas no Brasil não são compatíveis com o desenvolvimento empresarial desejável para o país. Assim continuará a ser, tal como já era em séculos anteriores um mero exportador de matérias-primas para o exterior...
Heloísa Helena é uma aberração política que me faz lembrar o primo Anacleto!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?