11 julho, 2006

 

Roteiro para a inclusão

Cavaco Silva inicia amanhã, dia 11, um novo momento no "Roteiro para a inclusão" desta feita a norte de Portugal. Se bem se lembram o primeiro tinha sido na Região do Alentejo e Cavaco Silva tinha alertado para os problemas da interioridade, baixa natalidade, etc.
Amanhã Cavaco começará por chamar a atenção para as mulheres e crianças vítimas de maus tratos, mas também, e na minha opinião extremamente importante, abordará o tema da gravidez na adolescência.
A gravidez na adolescência é um flagelo social, são mulheres jovens que deixam a escola onde deveriam ganhar os instrumentos suficientes para poderem ter uma contribuição activa para a sociedade portuguesa. No entanto, ao engravidarem aos 16 anos, saiem da escola, dedicam-se a criar os filhos, tomarem conta da casa e na grande maioria dos casos, a serem trabalhadoras sem qualquer tipo de qualificação de fábricas por esse país fora. Ganham miseravelmente, vivem na total dependência do seu marido ou familiares mais próximos e dos subsídios do Estado. Como alterar esta situação?
Comecemos pelos motivos que levam à gravidez da adolescência:
- Desconhecimento. Seja do corpo e sua função reprodutora, seja de métodos anti-conceptivos;
- Descontentamento. Com a família e com a escola;
- Meio social desfavorecido em que todos vivem numa promiscuidade absoluta (sim, isto acontece em Portugal).
Como alterar:
- Conhecimento. Adaptação de manuais escolares próprios a uma sociedade que cada vez cresce mais depressa; Ensino de métodos de anti-concepção na escola preparatória (ou como se chama hoje em dia);
- Contentamento. Sobretudo com as opções que a escola oferece. Nem todos podem ser licenciados, muitos não gostam de estudar "coisas chatas e teóricas", a alternativa passa pois pelo ensino de profissões atractivas para os jovens. O ensino profissionalizante deve voltar em força às escolas portuguesas.
- Intervenção eficaz da Segurança Social nos meios desfavorecidos, tomar consciência que os abusos a crianças são de denúncia obrigatória ao Estado e que promessas por parte dos progenitores de melhoria do comportamento se esvaiem em minutos. Nem todos os pais são bons pais, alguns não o queriam ser, são-no por circunstâncias da vida que não controlaram.
O que pode fazer Cavaco Silva para melhorar esta situação? Muito pouco, excepto chamar a atenção para este assunto. Compete ao Estado, mas também a toda a sociedade civil consciencializar-se de que os maus tratos seja de que tipo forem e a gravidez na adolescência, são um flagelo social que tem repercussões no desenvolvimento de Portugal.

Comments:
Gostei do blogue
 
costumo passar ferias no interior transmontano e cnhço bem essa realidd. da flt de conhecimento. das pprs condiçoes familiares/ ambiente/ escola. costumo dzr q hj em dia so engravida quem quer, mas n e verdd. eu n engravido pq estou informada. mas ha quem n esteja e que n tnh o apoio e o acesso a medicos e pessoas especializadas, cm eu...
 
ora ai está!
 
Pois é, infelizmente isso acontece cada vez mais aqui em Portugal. Se não me engano, somos o país com a maior taxa de mães adolescentes na União Europeia. Não m eadmira, até porque somos sempre os primeiros naquilo que é mau e os últimos naquilo que é bom...

Mas eu acho que muitas vezes nem é por desconhecimento... Acho que na maior parte dos casos, e desculpa agor a expressão, "Estão-se a cagar" para os contraceptivos... E informação há muita! TV, jornais, Internet... Não acredito que em Portugal (pelo menos nos grandes centros urbanos) haja desconhecimento...

beijinhos!
 
Expliquem-me apenas uma coisa...porque será que um dos melhores blogs do momento tem tão pouca adesão? Todos os dias acesso a página em ávida busca de novos textos. Adoro o contraste entre os textos mais sérios e os brilhantes textos sobre o vosso estado imaginário.
Longa vida ao Condado e não párem nunca mesmo que não tyenham comentários. O povo é ignorante, vocês já sabem...
Vocês são os verdadeiros pioneiros da fundação do Reino Unido de Portugal e Territórios Ultramarinos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?