24 julho, 2006
Cinema no Condado

Uma das principais preocupações dos altos responsáveis do Condado, tem sido as horas de lazer dos seus residentes. À excepção da sala de convívio do Forte, da happy-hour no Bar do Duque, a boite V Império e de esporádicas festas na praia, as opções de lazer são algo limitadas.
No entanto, a partir desta semana, o cinema fará parte da programação cultural do enclave lusitano. Tudo foi possível, graças a algumas amizades feitas na Cinemateca Portuguesa que nos disponibilizou os meios necessários para as projecções. Todas as segundas-feiras, serão dias de cinema no Condado, com a exibição de filmes em formato de drive-in, dentro do recinto do Forte.
As sessões terão início às 22h e cerca de 80% da programação cinematográfica será de origem lusófona. È nossa preocupação, a utilização do cinema como meio de propaganda da língua portuguesa por terras do Benim, embora nesta fase inicial, as películas sejam legendadas em francês, idioma oficial deste país africano.
Nesta primeira sessão de hoje, e, numa tentativa de atrair um público numeroso, foi escolhido o filme Fiel Jardineiro, produção norte-americana realizada pelo brasileiro Fernando Meirelles que se celebrizou com o longa-metragem Cidade de Deus.
Sinopse:
Tessa, uma jovem inglesa, é assassinada brutalmente perto do lago Turkana, no norte do Quénia. O seu companheiro de viagem, um médico que trabalha com ONGs internacionais, desaparece da cena do crime sem vestígios.
Justin Quayle, marido da vítima, um diplomata de carreira e jardineiro amador em Nairóbi, parte numa jornada pessoal em busca dos responsáveis pelo assassinato. Pelo caminho, Justin defronta-se com horror, violência, conspiração e informação. Mas a sua maior descoberta é a mulher que ele teve pouco tempo para amar.
O Fiel Jardineiro é a história tocante de um homem enobrecido pela tragédia, uma exploração magnífica do lado cruel do capitalismo, escrita por John Le Carré, um dos contadores de histórias mais brilhantes do nosso tempo, levada às telas, de forma soberba pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.
Mesmo assim, o livro, como quase sempre, é ligeiramente superior à sua adaptação cinematográfica. É caso para dizer, como anunciava um antigo slogan das Publicações Europa-América: Veja o filme e leia o livro.
Título Original:The Constant Gardener
País de Origem: EUA (2005)
Realização: Fernando Meirelles
Elenco: Ralph Fiennes
Rachel Weisz
Danny Houston
Hubert Koundé...
Comments:
<< Home
Um excelente filme. Aliás, do mesmo cineasta brasileiro, recomendo Cidade de Deus, um dos melhores filmes que já assisti.
Abraços plebeus,
Enviar um comentário
Abraços plebeus,
<< Home